A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Maduro anuncia reinício das conversações com EUA nesta quarta-feira

Jorge Rodríguez será o representante da nação caribenha nesse processo de diálogo.

02/07/2024 às 07:03 - Atualizado em 02/07/2024 às 17:45

Maduro anuncia reinício das conversações com EUA nesta quarta-feira

Maduro anuncia reinício das conversações com EUA nesta quarta-feira-Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou o reinício, nesta quarta-feira (3), do processo de diálogo com os Estados Unidos (EUA)

“Recebi uma proposta, por dois meses contínuos, do governo dos Estados Unidos para restabelecer as conversações e o diálogo direto. Depois de pensar nisso durante dois meses aceitei. Na próxima quarta-feira, as conversações serão reiniciadas”, disse Maduro, nessa segunda-feira, seu programa semanal de televisão.

PUBLICIDADE

Ele afirmou que esta nova rodada de negociações será para os Estados Unidos “cumprirem acordos assinados no Catar e restabelecerem os termos do diálogo com respeito, sem manipulação”.

“Além disso, devem ser diálogos públicos, sem especulações, não vamos nos esconder”, acrescentou.

O presidente venezuelano disse que o líder do Parlamento, Jorge Rodríguez, será o representante da nação caribenha nesse processo de diálogo, juntamente com o governador do estado de Miranda (norte), Héctor Rodríguez.

“Vamos debater e procurar novos acordos para que se cumpra o que foi assinado no Catar. Quero diálogo, entendimento, quero um futuro para as nossas relações, quero mudanças, sim, sob a absoluta soberania e independência da Venezuela”.

PUBLICIDADE

Desde março de 2022, quando uma delegação da Casa Branca se deslocou a Caracas para se encontrar com Maduro, as conversações entre os dois países têm sido inconstantes e intermitentes.

As reuniões foram posteriormente repetidas em vários locais, com pelo menos uma segunda visita de uma missão dos EUA a Caracas.

Entre os acordos alcançados está o levantamento parcial das sanções dos EUA à Venezuela em outubro passado, um alívio que foi revertido seis meses depois, quando Caracas – de acordo com Washington – não cumpriu os termos do Acordo de Barbados assinado com a oposição.

Um dos pontos não cumpridos, segundo os EUA, é o de não terem sido relacionadas as desqualificações de todos os políticos da oposição venezuelana sob sanções administrativas, como a líder María Corina Machado, que não pode concorrer às eleições presidenciais de 28 de julho devido a essa medida.

No entanto, a Venezuela obteve a libertação do empresário colombiano Alex Saab, que esteve detido em Miami até dezembro passado, em troca da libertação, pelas autoridades venezuelanas, de cerca de 30 pessoas classificadas como presos políticos.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Operação apreende 34 quilos de maconha e prende dois suspeitos em Manaus

Dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

há 13 minutos

Amazonas

TCE-AM destaca avanços do programa educacional e amplia atuação em 59 municípios do Amazonas

Iniciativa do Tribunal de Contas já alcança mais de 3,5 mil escolas e contabiliza milhares de ações voltadas à melhoria da educação.

há 37 minutos

Manaus

Cartório fecha as portas após intervenção da Justiça e protesto de funcionários em Manaus

Corregedoria afirma que medida foi adotada após indícios de irregularidades e garante monitoramento para evitar prejuízos aos usuários.

há 40 minutos

Tecnologia

Redes sociais superam TV, jornais e portais como principal fonte de notícias no mundo, aponta estudo

Facebook, YouTube e TikTok lideram consumo de notícias, enquanto confiança na mídia tradicional atinge o menor nível já registrado.

há 48 minutos

Amazonas

UEA prorroga inscrições para especialização em ESG e Indústria 4.0 até julho

Curso de pós-graduação oferece 60 vagas para profissionais de diferentes áreas.

há 57 minutos