A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Maduro divulga novo mapa da Venezuela com parte da Guiana

A medida provocou reações imediatas na comunidade internacional, especialmente na Guiana, cujo território foi diretamente impactado pela decisão controversa.

Por Hugo Guimarães

06/12/2023 às 09:00

Em uma atitude surpreendente, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, divulgou na terça-feira (5) o que chamou de “o novo mapa da Venezuela”, incluindo uma área incorporada da Guiana. A ação vem na esteira de um referendo realizado no domingo (3 de dezembro), onde mais de 95% dos eleitores aprovaram a criação de um Estado venezuelano denominado Guiana Essequiba, em uma região que atualmente pertence ao país vizinho.

PUBLICIDADE

Maduro compartilhou a notícia em seu perfil na plataforma X, declarando: “Imediatamente ordenei publicar e levar a todas as escolas, colégios, Conselhos Comunitários, estabelecimentos públicos, universidades e em todos os lares do país o novo mapa da Venezuela com a nossa Guiana Essequiba. Este é o nosso querido mapa!”. Além disso, na mesma terça-feira (5 de dezembro), o presidente apresentou um projeto de lei que regulamentará a criação do novo Estado, que será deliberado pelos deputados na quarta-feira (6 de dezembro).

A medida provocou reações imediatas na comunidade internacional, especialmente na Guiana, cujo território foi diretamente impactado pela decisão controversa. Nicolás Maduro também ordenou que a PDVSA, estatal petrolífera venezuelana, conceda licenças para exploração de petróleo e gás na região recém-reivindicada.

O presidente venezuelano, conhecido por comandar um regime autocrático sem garantias de liberdades fundamentais, enfrenta críticas internacionais relacionadas a supostas prisões por “crimes políticos”. Organizações como a OEA (Organização dos Estados Americanos) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos destacaram questões como a “nomeação ilegítima” do Conselho Nacional Eleitoral, realizado por uma Assembleia Nacional considerada ilegítima.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Eleições 2026

Pesquisa aponta que 86% dos eleitores ainda não sabem em quem votar para Deputado federal no Amazonas

Levantamento mostra que disputa segue totalmente aberta e que maioria do eleitorado ainda não definiu seu candidato para a Câmara dos Deputados.

há 11 minutos

Brasil

Governo de São Paulo oferece apoio à Venezuela após terremotos que deixaram 164 mortos

Defesa Civil paulista colocou equipes técnicas, bombeiros e especialistas à disposição para auxiliar nas ações humanitárias, caso haja pedido oficial.

há 14 minutos

Polícia

Justiça condena loja Rommanel em Manaus por discriminação religiosa contra funcionária umbandista

TRT-11 reconheceu assédio moral e perseguição religiosa após trabalhadora ser acusada de fazer “macumba”.

há 33 minutos

Brasil

Fraude da Americanas: Justiça bloqueia R$ 54 bilhões e PF amplia investigação sobre rombo bilionário

Nova fase da Operação Disclosure mira ex-executivos, acionistas e reforça apuração sobre um dos maiores escândalos corporativos.

há 60 minutos

Amazonas

Leonardo e Filho do Piseiro comandam a Festa dos Visitantes 2026 em Parintins

Evento reúne música regional, sertanejo e piseiro no Bumbódromo e marca a recepção oficial dos visitantes que chegam para o Festival de Parintins.

há 1 hora