A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

María Corina Machado rejeita reeleição de Maduro e afirma que oposição ganhou 70% dos votos na Venezuela

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, havia anunciado pouco antes a reeleição de Maduro.

Por Hugo Guimarães

29/07/2024 às 08:55 - Atualizado em 29/07/2024 às 19:06

María Corina Machado rejeita reeleição de Maduro e afirma que oposição ganhou 70% dos votos na Venezuela

María Corina Machado rejeita reeleição de Maduro e afirma que oposição ganhou 70% dos votos na Venezuela-Foto: Frederico Parra/Reprodução

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, declarou vitória para seu candidato, Edmundo González Urrutia, nas eleições presidenciais realizadas no domingo (28). Isso aconteceu apesar da declaração oficial de reeleição do presidente Nicolás Maduro pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

PUBLICIDADE

Em uma coletiva de imprensa, Machado afirmou: “Ganhamos e todos sabem disso. Queremos dizer a toda a Venezuela e ao mundo que Edmundo González Urrutia é o novo presidente eleito.” Segundo Machado, González Urrutia teria conquistado 70% dos votos, enquanto Maduro teria ficado com 30%.

Por outro lado, o CNE, presidido por Elvis Amoroso, anunciou a vitória de Maduro com 5,15 milhões de votos (51,2%), em comparação aos 4,45 milhões de González Urrutia (44,2%), com 80% das urnas apuradas. Amoroso descreveu o resultado como uma tendência “contundente e irreversível”, citando um ataque ao sistema de transmissão de dados como causa do atraso na contagem.

González Urrutia contestou o processo eleitoral, alegando violações das normas de votação. “Nossa mensagem de reconciliação e paz continua. Não descansaremos até que a vontade do povo seja refletida”, declarou.

Machado fez um apelo às forças armadas para que respeitem a soberania popular. “O dever da Força Armada Nacional é fazer respeitar a soberania popular”, afirmou, pedindo aos apoiadores que mantenham uma “vigília cívica” nos centros de votação.

A situação política na Venezuela permanece tensa, com a oposição rejeitando os resultados oficiais e insistindo em sua própria vitória.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Festival de Parintins 2026 ganha vitrine internacional no Aeroporto de Manaus com exposição, lounge e experiências

Os figurinos expostos reproduzem alguns dos personagens mais emblemáticos do Festival de Parintins. 

há 48 segundos

Brasil

Sikêra Jr rebate críticas durante podcast e sai em defesa de Bolsonaro em debate sobre lealdade política

Apresentador protagonizou momento de tensão durante entrevista ao Iron Talks ao defender que líderes políticos devem assumir consequências.

há 15 minutos

Polícia

Adolescente sequestrado por facção criminosa é resgatado pela PM em Boa Vista

Ação policial resultou na prisão de três suspeitos e no resgate da vítima sem ferimentos.

há 22 minutos

Caiu na rede é post!

Boi Garantido é alvo de críticas após homenagear Exu em publicação nas redes sociais

Postagem do bumbá sobre o orixá Exu gerou reação negativa de parte dos torcedores e reacendeu debate sobre religião e cultura popular.

há 26 minutos

Política

Direita ganha força na América do Sul e se aproxima da maioria dos governos do continente

Eleição de Abelardo de la Espriella aproxima direita da maioria dos governos sul-americanos e amplia mudanças no cenário político do continente.

há 48 minutos