Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Meta vai suspender anúncios políticos na União Europeia a partir de outubro

Suspensão atinge apenas países do bloco europeu e responde a novas regras que visam impedir manipulação e interferência eleitoral.

Por Beatriz Silveira

28/07/2025 às 22:20 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:50

Notícias do Mundo – A Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e outras redes sociais, anunciou nesta sexta-feira (25) que suspenderá a veiculação de anúncios políticos, eleitorais e sobre temas sociais nos países da União Europeia. A decisão atende às novas diretrizes estabelecidas pelo Regulamento de Transparência e Direcionamento de Publicidade Política (TTPA), que entra em vigor em outubro.

PUBLICIDADE

A mudança representa um impacto significativo no modelo de negócios da gigante da tecnologia, especialmente no que diz respeito à publicidade segmentada. A empresa afirma que as novas regras impõem desafios operacionais e jurídicos complexos, afetando diretamente a forma como os anúncios são entregues e ao público que podem alcançar.

Entre os principais pontos da nova regulamentação estão a exigência de rotulagem clara para anúncios políticos, a proibição do uso de dados sensíveis dos usuários – como etnia, religião e orientação sexual – e a restrição da veiculação de propagandas financiadas por entidades fora da UE nos três meses que antecedem uma eleição. O uso de dados de menores de idade também está vetado para segmentação desse tipo de publicidade.

Leia também: Após 11 Anos, Boi Brilhante Conquista Título Máximo no Festival de Manaus

Apesar da suspensão dos anúncios pagos, a Meta destacou que conteúdos orgânicos sobre política e eleições continuarão sendo permitidos nas plataformas. Usuários e candidatos ainda poderão publicar e discutir livremente sobre os temas.

PUBLICIDADE

A companhia liderada por Mark Zuckerberg defende que já adota medidas de transparência superiores às exigidas, como identificação de anunciantes e autenticação de contas envolvidas em campanhas políticas. Ainda assim, reconhece que a legislação impõe restrições que podem limitar o acesso dos eleitores a informações relevantes.

A Meta também citou o Google como exemplo de empresa que já enfrentou o mesmo dilema, tendo interrompido a exibição de conteúdos semelhantes em suas plataformas na Europa no ano passado. A big tech afirmou que continuará oferecendo ferramentas de transparência política fora da União Europeia, onde a nova legislação não se aplica.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Nacional elimina Iguatu nos pênaltis e fica a dois jogos do acesso inédito à Série C

Leão da Vila Municipal venceu por 5 a 4 nas penalidades após empate em 1 a 1 e chegou pela primeira vez às quartas de final da Série D.

há 17 minutos

Amazonas

Buscas por adolescente desaparecido em rio de Barreirinha chegam ao segundo dia neste domingo (26)

Rômulo Carneiro de Castro, de 12 anos, desapareceu nas águas do Paraná do Ramos.

há 1 hora

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 9 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 9 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 10 horas