Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministro da Defesa da Venezuela chama de ‘provocação’ exercício militar dos EUA na Guiana

Padrino López afirmou “rechaçar as reiteradas provocações do Comando do Sul, apoiados pelo governo da Guiana, que assumiram o posto de nova colônia norte-americana”.

09/05/2024 às 21:59

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, classificou como “provocação” o sobrevoo de aeronaves militares dos EUA sobre a capital da Guiana e áreas adjacentes nesta quinta-feira, em meio a tensões sobre a disputa territorial entre os dois países em relação a Essequibo.

PUBLICIDADE

Em publicação no X, antigo Twitter, López afirmou “rechaçar as reiteradas provocações do Comando do Sul, apoiados pelo governo da Guiana, que assumiram o posto de nova colônia norte-americana”. “Nosso sistema de Defesa Aeroespacial Integral permanece ativo contra qualquer violação do espaço geográfico venezuelano, incluindo nosso território de Essequibo”, alertou o ministro.

López ainda compartilhou uma publicação de outro usuário, afirmando que uma “máquina de guerra foi ativada” contra a Venezuela para atender “os desejos da ExxonMobil” e “desestabilizar” a região, ao ameaçar os acordos de paz e compromissos internacionais.

Também por meio do X, a Embaixada dos EUA na Guiana informou sobre os exercícios de sobrevoo realizados nesta tarde. Segundo o órgão, os aviões F/A-18F Super Hornets, da Marinha dos EUA, sobrevoaram Georgetown, capital da Guiana, e áreas adjacentes, sob coordenação e aprovação das Forças de Defesa da Guiana.

Em publicação separada, a embaixada americana também relatou que comandantes de alto escalão militar dos EUA e da Guiana se encontraram hoje para discutir a cooperação e assistência de segurança bilateral entre os países.

A Venezuela e a Guiana estão envolvidas em uma disputa pelo território de Essequibo, rico em petróleo e minerais, o que aumentou as tensões entre os dois países nos últimos meses. Desde 1897, os venezuelanos reivindicam a soberania sobre a região, que, segundo eles, lhes foi roubada quando a fronteira com a Guiana, então colônia britânica, foi traçada no final do século XIX. Essa porção de terra representa dois terços da Guiana.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Lula e Alckmin oficializam chapa à reeleição após convenção nacional do PSB

PSB confirmou Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

há 9 minutos

Brasil

Governo sanciona pix automático para pagamento de pensão alimentícia e ampliação do ‘ligue 180’

Novas medidas buscam facilitar o pagamento de pensão alimentícia e fortalecer o combate à violência contra a mulher.

há 35 minutos

Brasil

Rogéria Bolsonaro anuncia candidatura a deputada federal pelo Rio com slogan usado por Jair Bolsonaro

Ex-vereadora do Rio de Janeiro confirmou a candidatura à Câmara dos Deputados e adotará o lema “Deus, pátria, família e liberdade”,

há 37 minutos

Escândalo no Amazonas

Mais um aliado de Maria do Carmo é acusado de agredir mulher e vídeo vai chocar o Amazonas

Aliado da pré-candidata ao Governo do Amazonas é acusado de violência doméstica.

há 54 minutos

Brasil

TSE regulamenta aplicativo Pardal para denúncias de propaganda eleitoral irregular nas eleições de 2026

Ferramenta poderá ser usada a partir de 16 de agosto para denunciar propaganda eleitoral irregular diretamente à Justiça Eleitoral.

há 55 minutos