A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Morre aos 88 anos, ‘Homem do sangue de ouro’ que ajudou a salvar mais de 2 milhões de bebês

Doador manteve recorde de 2005 a 2022.

Por Lupita AM POST

03/03/2025 às 19:58 - Atualizado em 03/03/2025 às 20:14

Notícias do Mundo – James Harrison, conhecido como ‘Homem do Sangue de Ouro’ e famoso por ajudar a salvar a vida de mais de 2 milhões de bebês, morreu dormindo em uma casa de repouso em Nova Gales do Sul, na Austrália, no dia 17 de fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (3), foi comunicado à família.

PUBLICIDADE

Sendo um dos maiores de sangue do mundo, James continha um anticorpo raro, o Anti-D, que é usado para fazer medicamentos dados a mães grávidas cujo sangue corre o risco de atacar seus fetos.

Segundo o Serviço de Sangue da Cruz Vermelha Australiana, Harrison prometeu se tornar um doador após receber transfusões durante uma grande cirurgia torácica quando tinha apenas 14 anos.

O australiano tinha até 2005, o recorde mundial de mais plasma sanguíneo doado, que durou até 2022, quando teve o recorde quebrado por um homem nos Estados Unidos.

A filha de Harrison, Tracey Mellowship, disse que seu pai estava “muito orgulhoso de ter salvado tantas vidas, sem nenhum custo ou dor”.

“Ele sempre disse que não dói, e a vida que você salva pode ser a sua”, declarou Tracey.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Guarda Municipal prende suspeito de tráfico e resgata gavião ferido em ações durante a madrugada em Manaus

Ações ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital e envolveram combate ao tráfico de drogas e proteção da fauna silvestre.

há 56 segundos

Esporte

Brasil vence o Haiti por 3 a 0, tem dois gols anulados e encaminha classificação na Copa do Mundo

Seleção Brasileira controlou a partida do início ao fim, marcou três vezes e ainda teve dois gols anulados pela arbitragem.

há 9 minutos

Manaus

Torcedores lotam Rua da Copa no Alvorada para acompanhar jogo da Seleção Brasileira em Manaus

Espaço tradicional da capital amazonense reuniu centenas de pessoas para acompanhar a partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo.

há 38 minutos

Esporte

Vini Jr marca o terceiro e Brasil amplia vantagem sobre o Haiti na Copa do Mundo

Atacante do Brasil balançou as redes após domínio da equipe e ampliou a vantagem diante dos haitianos.

há 1 hora

Esporte

Matheus Cunha marca mais uma vez e faz o segundo gol do Brasil contra o Haiti

Atacante brasileiro volta a balançar as redes e aumenta a vantagem da Seleção em duelo decisivo pela Copa do Mundo.

há 2 horas