Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Morte de Charlie Kirk nos EUA reacende alertas sobre violência contra políticos conservadores

No Brasil, o episódio mais citado foi o atentado contra Jair Bolsonaro, esfaqueado durante a campanha presidencial de 2018, em Juiz de Fora (MG).

Por Hugo Guimarães

11/09/2025 às 10:32

Morte de Charlie Kirk nos EUA reacende alertas sobre violência contra políticos conservadores

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Notícias do Mundo – A morte de Charlie Kirk, ocorrida nesta quarta-feira (10) nos Estados Unidos, provocou forte mobilização em redes sociais associadas à direita. Usuários e lideranças políticas repercutiram o episódio relacionando-o a uma série de atentados e agressões cometidos contra figuras públicas conservadoras nos últimos anos.

As manifestações recordaram casos que ocorreram em diferentes partes do mundo, envolvendo desde tentativas de assassinato até ataques fatais — todos com alvos ligados à direita política.

PUBLICIDADE

No Brasil, o episódio mais citado foi o atentado contra Jair Bolsonaro, esfaqueado durante a campanha presidencial de 2018, em Juiz de Fora (MG). A agressão, que completou sete anos no último sábado (6), teve impacto direto na campanha e na saúde do então candidato, que ficou afastado de debates e compromissos públicos.

No Japão, o assassinato do ex-premiê Shinzo Abe, em julho de 2022, também ganhou destaque. Abe foi baleado enquanto discursava em um evento na cidade de Nara. O político, uma das lideranças conservadoras mais influentes da Ásia, não resistiu aos ferimentos.

Casos semelhantes também ocorreram na Europa. Em 2023, o espanhol Alejo Vidal-Quadras, ex-deputado europeu e fundador do partido Vox, foi baleado no rosto, mas sobreviveu. O atirador foi capturado pela polícia. Na Alemanha, o político Andreas Jurca, do partido de direita AfD, foi espancado após um evento na Baviera. Ele relatou ter sido chamado de “nazista” pelos agressores. O caso foi encerrado pelas autoridades por falta de provas.

Outro episódio recente citado foi o atentado contra o premiê eslovaco Robert Fico, baleado em maio de 2024 durante um compromisso público na cidade de Handlová. Fico chegou a ficar em estado crítico. O autor dos disparos foi preso em flagrante.

PUBLICIDADE

Leia mais em: Trump promete caçada implacável ao atirador que matou Charlie Kirk: “Momento sombrio para a América”

Nos Estados Unidos, em julho de 2024, Donald Trump foi alvo de uma tentativa de assassinato. O então candidato à presidência foi atingido de raspão na orelha por um tiro durante comício na Pensilvânia. O agressor, de 20 anos, foi morto por agentes de segurança. O episódio gerou grande comoção nacional e mudou os rumos da campanha republicana.

Na América do Sul, o senador colombiano Miguel Uribe Turbay, que disputava a presidência, foi baleado durante um comício em junho, em Bogotá. Após semanas internado, faleceu em agosto.

Por fim, no Leste Europeu, o ex-presidente do Parlamento da Ucrânia, Andriy Parubiy, foi morto a tiros em Lviv no fim de agosto. O autor do crime foi preso pelas autoridades locais.

As reações à morte de Charlie Kirk têm colocado esses episódios sob um mesmo olhar, sugerindo uma escalada de violência política dirigida a representantes da direita em diferentes países. A repetição dos casos, segundo usuários e comentaristas conservadores, revelaria um padrão preocupante de hostilidade contra esse campo ideológico.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Má-fé ou sensacionalismo? Alessandra Campelo acusou Kamila Fernanda de sequestro e associação criminosa, mas MP não deu prosseguimento a denúncia

Denúncia apresentada pelo MP afasta crimes mais graves inicialmente investigados pela Polícia Civil.

há 13 minutos

Eleições 2026

Amom Mandel debocha e diz que foi à convenção de Omar Aziz “porque é obrigatório”

Deputado participou da convenção que oficializou Omar como candidato ao Governo, mas afirmou que compareceu apenas por obrigação.

há 14 minutos

Amazonas

Adolescente desaparece após ser empurrado em rio durante atividade escolar em Barreirinha

Rômulo Carneiro de Castro, de 12 anos, está desaparecido no Paraná do Ramos; buscas mobilizam equipes de resgate.

há 1 hora

Brasil

Milei critica socialismo, ataca Moraes e diz que impedimento de visita a Bolsonaro é “injustiça”

Presidente da Argentina participou da convenção do PL, oficializou apoio a Flávio Bolsonaro e fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes.

há 2 horas

Brasil

Milei chama Alexandre de Moraes de “lixo careca” durante convenção do PL

Presidente da Argentina criticou decisão que impediu visita a Jair Bolsonaro e declarou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro.

há 2 horas