Pesquisar por em AM POST

Mundo

Nelson Mandela e rainha Elizabeth II tiveram uma ‘amizade calorosa’, diz secretário particular

O combatente da liberdade cultivou um relacionamento próximo com a rainha

  • Por AM POST

  • 10/09/2022 às 15:43

  • Leitura em dois minutos

Reuters

A rainha Elizabeth desfrutou de uma “amizade calorosa” com o presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que uma vez brincou sobre seu peso em uma visita ao Palácio de Buckingham – uma liberdade inédita que atesta o forte vínculo entre o combatente da liberdade e a monarca, disse o secretário particular de Mandela.

PUBLICIDADE

Mandela, que já se sentou na mesma carruagem real puxada por cavalos com a rainha passando pelas ruas de Londres, usou um terno durante sua primeira visita ao Palácio de Buckingham em 1995, antes de adotar suas camisas de inspiração africana que ajudaram a desafiar as rígidas restrições reais reservadas para outros dignitários ao conhecer a rainha.

“Eles tinham uma amizade muito calorosa”, disse Zelda la Grange, secretária particular de Mandela de 1994 a 2013, na sexta-feira.

“Eles compartilhavam o senso de dever, o senso de serviço e um chamado que aderiram ao longo de suas vidas, e havia um profundo respeito entre os dois e acho que essa foi a base da conexão entre as duas pessoas, tendo uma apreciação pela tradição dentro de suas próprias nações”, disse La Grange à Reuters.

PUBLICIDADE

Nos anos seguintes à sua libertação da prisão de Robben Island e se tornar o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul, Mandela cultivou um relacionamento próximo com a rainha, hospedando-a na África do Sul e visitando-a na Inglaterra e no Palácio de Buckingham.

Os dois ícones globais frequentemente se falavam por telefone e usavam seus primeiros nomes como um sinal mútuo de respeito e carinho, disse a Fundação Nelson Mandela.

PUBLICIDADE

“Há algumas anedotas, mas o que se destaca é que estávamos no Palácio de Buckingham uma vez… Aproximando-se da rainha, Mandela tinha um senso de humor muito perverso. Então, ele caminhou até a rainha e, quando a viu, disse : ‘Elizabeth, você emagreceu!’ e a rainha caiu na gargalhada. Acho que ele era a única pessoa no mundo que poderia comentar sobre o peso da rainha e se safar”, disse La Grange.

Mandela também tinha um nome especial para a rainha: Motlalepula, que significa vir com chuva e foi dado como um símbolo de “nosso afeto a Sua Majestade”, disse a Fundação Nelson Mandela.

PUBLICIDADE

Explicando o que significou para o príncipe Charles em um banquete em sua homenagem em 1997, Mandela disse que o nome foi conferido à rainha porque sua visita à África do Sul dois anos antes coincidiu com chuvas torrenciais que a África do Sul não experimentava há muito tempo.

O AM Post apoia a causa autista
blank

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

- Jorge Tertuliano

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank