Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

‘Nos ocuparemos da Venezuela’, diz Trump, sem descartar intervenção militar

Na Assembleia da Nações Unidas, Trump condenou Venezuela e Irã por atrocidades cometidas contra cidadãos. Trump ainda foi alvo de risos na mesma assembleia.

Por Hugo Guimarães

27/09/2018 às 09:19 - Atualizado em 27/09/2018 às 11:50

O presidente americano, Donald Trump, indicou nesta quarta-feira (26) na ONU que até as “opções mais fortes” estão sobre a mesa com relação à Venezuela, cujo questionado presidente confirmou a sua participação na Assembleia Geral.

“Todas as opções estão na mesa, todas. As mais e menos fortes”, declarou Trump à margem da Assembleia Geral da ONU.

“E já sabem o que quero dizer com forte”, ameaçou em referência tácita a uma intervenção militar americana.

“Só quero que a Venezuela se endireite. Quero que as pessoas estejam seguras. Nos ocuparemos da Venezuela. O que acontece na Venezuela é uma desgraça”, acrescentou.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reagiu declarando que apesar das imensas divergências que mantêm com Trump, quer se reunir com ele.

PUBLICIDADE

“Eu estou disposto a apertar a mão do presidente dos Estados Unidos e a me sentar com ele para dialogar sobre os assuntos das diferenças bilaterais e da nossa região”, disse Maduro na Assembleia.

“Estou disposto a falar com agenda aberta de todos os temas que o presidente quer falar”.

Após duas décadas de governos chavistas, a economia venezuelana está à beira do colapso: o país com as maiores reservas de petróleo do mundo atravessa uma forte escassez de alimentos e remédios que empurrou ao exílio 1,6 milhão de venezuelanos desde 2015, e a inflação poderia chegar a 1.000.000% este ano, segundo o FMI.

De Caracas, o governo de Maduro acusou Donald Trump de promover uma “insurreição militar” no país.

“A Venezuela manifesta a sua mais enérgica rejeição ante as declarações belicosas e ingerencistas emitidas pelo presidente dos Estados Unidos (…), orientadas a promover uma insurreição militar no país”, assinalou a Chancelaria em comunicado.

Pouco após a declaração de Trump, o presidente de Chile, Sebastián Piñera, disse na ONU que uma “opção militar é uma opção ruim” na Venezuela.

PUBLICIDADE

“Nós acreditamos que a opção militar é uma opção ruim porque sabe-se como elas começam, mas nunca se sabe como elas terminam e que custos elas terão em termos de vidas humanas e de sofrimento”, disse Piñera à imprensa, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, também denunciou à Assembleia Geral a “agressão descarada dos Estados Unidos e de seus aliados” à Venezuela, e afirmou que “os problemas da Venezuela devem ser resolvidos pelos venezuelanos.

Denúncia ao TPI 

A região também aumenta a sua pressão: os líderes de seis países – Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru – enviaram nesta quarta-feira uma carta à promotora do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, pedindo que investigue o governo de Maduro por crimes contra a humanidade desde 12 de fevereiro de 2014, e que denuncie os responsáveis.

Na Venezuela, há sérias denúncias de “prisões arbitrárias, assassinatos, execuções extrajudiciais, tortura, abuso sexual, estupro, ataques flagrantes contra o devido processo legal”, inclusive contra menores de idade, afirmou o chanceler argentino, Jorge Faurie, na declaração.

O pedido ao TPI se baseia em dois relatórios “sólidos e contundentes” sobre a violação de direitos humanos na Venezuela, um da Organização dos Estados Americanos e outro do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, explicou o chanceler do Chile, Roberto Ampuero.

PUBLICIDADE

“Há um amplo e crescente corpo de evidência de que o regime de Maduro cometeu grandes violações dos direitos humanos contra o seu próprio povo”, sustentou a chanceler do Canadá, Chrystia Freeland.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, apoiou a iniciativa.

“Os líderes desses seis países deram hoje um passo histórico e sem precedentes na história de nossa América, gerando um marco fundamental por uma questão de justiça, de prestação de contas, de não repetição e de reparação das vítimas da ditadura venezuelana”, afirmou Almagro em um comunicado.

Em fevereiro, o TPI realizou investigações preliminares por “supostos crimes” na Venezuela durante manifestações contra Maduro que deixaram 125 mortos em 2017.

A carta enviada hoje pelos países-membros obriga o TPI a acelerar essa investigação e a apresentar as suas conclusões.

 Reunião Trump-Maduro? 

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, Trump disse que “estaria disposto” a se reunir com o seu homólogo venezuelano se assim Maduro desejar, mas não há planos para isso.

“Certamente estou aberto a isso. Eu estaria disposto a me reunir com qualquer pessoa”, declarou ao ser consultado sobre um possível encontro. O próprio Maduro havia apresentado essa possibilidade na terça-feira.

Na mesma terça, Trump disse que o governante venezuelano poderia ser derrubado “rapidamente” se os militares desse país assim quisessem, e anunciou sanções contra a sua esposa e três de seus mais próximos colaboradores.

“Aos Estados Unidos não interessam a democracia, se assim fosse não teriam financiado golpes de Estado nem apoiado ditadores, não ameaçariam com intervenções militares governos democraticamente eleitos, como fazem contra a Venezuela”, disse o presidente boliviano, Evo Morales, ao sair em defesa de Caracas, nesta quarta, em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Há um ano, Trump já havia indicado que os Estados Unidos tinham “uma opção militar” na Venezuela, uma declaração que foi condenada por aliados americanos na América Latina.

O jornal The New York Times informou este mês que diplomatas americanos se reuniram três vezes em segredo com militares que planejavam um golpe contra Maduro.

Mas Washington não deu nenhum apoio material aos dissidentes e os planos de um golpe foram arruinados após a prisão de dezenas de militares rebeldes, assegurou o Times.

Fonte: AFP

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Polícia

Polícia prende terceiro suspeito de sequestrar e tentar matar empresário em Itapiranga

Natanael Oliveira de Castro estava foragido e teve a prisão preventiva cumprida nesta quinta-feira (6).

há 30 minutos

Brasil

Zema promete privatizar Petrobras e mudar indicação ao STF se eleito presidente

Candidato do Novo defende “choque fiscal”, redução de ministérios, reformas estruturais e mudanças no modelo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

há 1 hora

Amazonas

Ventania provoca momentos de desespero em embarcação no rio Amazonas

Apesar do susto, não há informações sobre feridos ou danos graves à embarcação.

há 2 horas

Amazonas

TCE-AM lança guia para tornar votos e acórdãos mais claros e facilitar entendimento das decisões

TCE implementa manual com orientações para padronizar decisões, adotar linguagem simples e ampliar o uso de IA na pesquisa de jurisprudência.

há 2 horas