O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

ONG denuncia prisões de inocentes na Venezuela após vitória controversa de Maduro nas eleições

Segundo a organização, familiares e advogados estão proibidos de ver os presos.

Por Hugo Guimarães

02/08/2024 às 13:36 - Atualizado em 02/08/2024 às 13:44

A ONG Foro Penal denunciou uma onda de prisões inocentes na Venezuela, alegando que o governo de Nicolás Maduro está detendo pessoas sem vínculo com protestos políticos.

Alfredo Romero, presidente da ONG, relatou que as detenções incluem um homem surdo-mudo de 29 anos esperando o ônibus, uma cozinheira saindo do trabalho e um adolescente de 15 anos caminhando pela rua, entre outros.

PUBLICIDADE

Romero, que atua na defesa de presos políticos na Venezuela há 20 anos, criticou a repressão, que é de tal forma, que nem familiares nem advogados têm acesso aos detidos. “São detenções indiscriminadas, estão prendendo qualquer um que esteja na rua, sem considerar se estão envolvidos em protestos”, disse à Folha Press.

A Foro Penal registrou pelo menos 11 mortes em confrontos com as forças de segurança e 672 prisões, enquanto o Ministério Público de Caracas relatou 1.064 detidos.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou a reeleição de Maduro na madrugada de segunda-feira (29), após apurar 80% das urnas. O presidente teria obtido 51,2% dos votos, contra 44,2% de seu principal adversário, González. A oposição contestou o resultado, gerando protestos massivos.

PUBLICIDADE

Romero atribui essas prisões à intenção de intimidar e reprimir futuros protestos, afirmando que a situação é uma repetição de ondas anteriores de repressão desde janeiro, quando o regime começou a prender pessoas ligadas à oposição. Entre 26 e 28 de julho, foram detidas pessoas envolvidas com a fiscalização eleitoral, e após 29 de julho, o regime intensificou a prisão de cidadãos comuns não necessariamente envolvidos em manifestações.

O Carter Center, principal observador eleitoral independente do pleito, declarou que o processo eleitoral na Venezuela não pode ser considerado democrático. A entidade americana, que enviou 17 especialistas ao país, foi convidada pelo CNE para observar a eleição.

PUBLICIDADE

Romero pede uma intervenção internacional, incluindo pressão do presidente Lula (PT), para cessar as detenções arbitrárias e garantir acesso a advogados e direitos de defesa aos presos. O sistema de denúncias online criado pelo governo venezuelano também é citado como um fator que contribui para as detenções, segundo o ativista.

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Mundo

Rússia lança recorde de 728 drones contra a Ucrânia após promessas de apoio militar dos EUA

O ataque ocorre em meio a crescentes tensões e críticas à Rússia, enquanto a Ucrânia intensifica sua defesa.

há 24 minutos

Economia

Zona Franca fica de fora de corte de incentivos em proposta com urgência aprovada pela Câmara

Projeto prevê redução de ao menos 10% em benefícios fiscais, mas mantém isenções para zonas francas e áreas de livre comércio.

há 34 minutos

Política

Vídeo: Nikolas Ferreira admite contratação de designer de sobrancelhas como secretária parlamentar

Deputado que criticou Erika Hilton por nomeações similares, confirma que profissional atua em seu gabinete desde 2024.

há 1 hora

Esporte

Amazonas FC apresenta Márcio Zanardi como novo técnico em busca de reação na Série B

Em meio a uma fase delicada, o Amazonas FC aposta na experiência de Márcio Zanardi para reverter a crise e evitar o rebaixamento.

há 1 hora