Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Oposição na Venezuela denuncia prisão de coordenadora de campanha e ativistas com deficiência

A denúncia foi feita por meio de uma publicação no X.

Por Hugo Guimarães

07/08/2024 às 07:46

  • María Corina Machado denunciou a prisão forçada e o desaparecimento de María Oropeza, coordenadora de campanha da oposição no estado de Portuguesa, Venezuela.
  • A Confederação de Surdos da Venezuela relatou a prisão recente de pelo menos três pessoas com deficiência, incluindo um jovem surdo, um jovem com autismo e outro com dificuldades de aprendizagem.
  • Organizações de direitos humanos exigem respeito aos direitos das pessoas com deficiência, enquanto o procurador-geral prometeu julgamento justo; desde julho, mais de 1.100 pessoas foram presas no país.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, denunciou nesta quarta-feira (7) a prisão de María Oropeza, coordenadora de campanha da coalizão liderada por Edmundo González, no estado de Portuguesa. Segundo Machado, Oropeza foi detida à força e está desaparecida. A denúncia foi feita por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), onde também foi compartilhado um vídeo do momento da prisão, aparentemente gravado durante uma transmissão ao vivo.

PUBLICIDADE

Além disso, a Confederação de Surdos da Venezuela (Consorven) relatou que pelo menos três pessoas com deficiência foram presas recentemente no país. Entre os detidos está Daniel Rojas, um jovem surdo de 27 anos, interceptado pela Guarda Nacional Bolivariana em Caracas na semana passada. Rojas, que não usa linguagem gestual e tem dificuldades de comunicação, foi levado para a prisão de Yare, no estado de Miranda.

Outros casos incluem a detenção de um jovem com autismo em Los Teques, também em Miranda, e de outro jovem em Caracas, que tem dificuldades de aprendizagem e memória de curto prazo. A ONG Consorven e outras entidades de direitos humanos exigem que o governo venezuelano respeite os direitos constitucionais das pessoas com deficiência, garantidos pela Constituição e tratados internacionais.

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou que todos os detidos terão seus direitos respeitados e garantiu um julgamento justo. Até o momento, a ONG Foro Penal registrou 1.102 pessoas presas desde 29 de julho, incluindo adolescentes e indígenas.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Mundo

Explosão destrói shopping após terremoto de magnitude 7,1 no Japão

Parte do Aeon Mall, na cidade de Kashima, desabou cerca de uma hora após o terremoto que atingiu o sul do Japão. Equipes de resgate buscam vítimas sob os escombros.

há 8 minutos

Manaus

Suframa e Prefeitura de Manaus firmam parceria para reforçar segurança e fiscalização no Polo Industrial

Acordo de Cooperação Técnica prevê integração entre os órgãos para desburocratizar processos e fortalecer a segurança jurídica.

há 22 minutos

Polícia

Homem com possível deficiência intelectual é baleado pela ROCAM em Manaus

Igor Gabriel, de 25 anos, foi atingido por um disparo no tórax nesta terça-feira (28) e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.

há 34 minutos

Mundo

Trump prorroga estado de emergência contra o Brasil por mais um ano; entenda o que muda

Presidente dos Estados Unidos renovou a ordem executiva assinada em 2025, mas decisão não cria novas sanções nem amplia tarifas contra produtos brasileiros.

há 47 minutos

Polícia

Mulher é presa após usar filha de 12 anos para destruir drogas durante operação policial em Humaitá

Segundo a Polícia Civil, suspeita tentou eliminar cocaína, maconha e crack durante cumprimento de mandado de busca e apreensão e ainda destruiu o próprio celular para dificultar a investigação.

há 1 hora