Oposição rejeita proposta de órgão eleitoral para adiar eleições primárias na Venezuela
Na semana passada, a CNE apresentou aos adversários de Maduro a proposta de adiar as primárias por 28 dias.

Foto: Reprodução/Internet
A comissão responsável por organizar as eleições internas da oposição venezuelana rejeitou, nesta segunda-feira (02), a proposta do órgão eleitoral do país de adiar por quase um mês essas primárias, marcadas para 22 de outubro, nas quais os principais partidos da oposição escolherão um único candidato que enfrentará Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de 2024.
PUBLICIDADE
A comissão indicou, em comunicado, que, após duas reuniões de consulta para avaliar a proposta do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) com os 13 pré-candidatos, concordou em “manter a data devido ao seu significado e relevância para o sucesso do processo”. ”
Na semana passada, a CNE apresentou aos adversários de Maduro a proposta de adiar as primárias por 28 dias sob o argumento de facilitar o apoio técnico e logístico à votação aberta a mais de 20 milhões de venezuelanos inscritos nos registros eleitorais.
A CNE também sugeriu aumentar o número de centros de votação para 4 mil, para facilitar a participação dos cidadãos, e recomendou a automação da votação e da apuração para “garantir a transparência”.
Os organizadores das primárias, em seu comunicado, lembraram que a CNE – onde os aliados de Maduro têm maioria há mais de duas décadas – aprovou apenas há duas semanas o pedido de apoio logístico feito pelos líderes da oposição em 5 de junho.
Estadão Conteúdo

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





