Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Órgão da ONU declara emergência mundial por causa do zika

Organização Mundial da Saúde pediu ação internacional coordenada para combater o avanço da doença.

Por Hugo Guimarães

01/02/2016 às 15:34

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta segunda (1º) que o surto de zika deve ser tratado como emergência de saúde pública internacional. O órgão declarou ainda que a doença exige resposta urgente e única dos governos de todo o mundo.

Nesta segunda (1º), a entidade reuniu os maiores cientistas sobre o tema, entre eles o brasileiro Pedro Vasconcelos, do Instituto Evandro Chagas. A constatação é de que a microcefalia e desordens neurológicas, pela explosão de casos no Brasil, já seriam uma “emergência de saúde pública de preocupações internacionais” pelo potencial que tem de também acabar afetando outras regiões.

PUBLICIDADE

Até hoje, apenas as doenças H1N1, pólio e ebola receberam tal status. Isso significa que ela vai exigir uma coordenação internacional e que existe um risco de proliferação. A partir de agora, a OMS vai lançar um apelo internacional por recursos para financiar novas pesquisas e tentar determinar a relação entre o vírus e a má-formação. Mas, de forma imediata, a entidade sugere uma série de medidas para tentar conter a proliferação do mosquito.

As medidas não vão incluir a restrição de viagens ao Brasil e de outros países afetados. Mas a OMS sugere que mulheres grávidas tomem medidas extras para se proteger contra mosquitos.

Uma das preocupações da OMS era a de criar um padrão global para dar uma resposta ao problema, evitando que governos adotem medidas extremas, como a de sugerir a seus cidadãos a evitarem os Jogos Olímpicos do Rio ou qualquer cidade brasileira.

Fontes na OMS admitiram que, em poucos meses, o vírus passou de “suave” para “alerta” e o zika vírus já está em Grau 2 de emergência, numa escala de zero a três.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entre 3 milhões e 4 milhões de pessoas poderiam ser contaminadas pelo vírus em 2016 nas Américas. Mas a OMS hesita em chancelar a projeção. Ao jornal, o chefe do Departamento de Surtos da entidade, Bruce Aylward, admite que o zika vírus é “um teste de uma nação” para o Brasil e pede “maturidade” a grupos políticos e atores da sociedade brasileira para superar o desafio.

PUBLICIDADE

A constatação ainda é de que os casos vão se espalhar para novos países e regiões. A entidade estima que o vírus pode ser registrado em casos locais no sul da Europa a partir da primavera no Hemisfério Norte.

O vírus foi descoberto em Uganda em 1947 e os primeiros casos em humanos aconteceram na Nigéria em 1954. Em 1977, ele foi registrado no Paquistão e, 20 anos mais tarde, na Micronésia. A Polinésia Francesa foi alvo de um surto em 2011 e, agora, a OMS estima que todo o continente americano será afetado.

Apesar da decisão de hoje, no Journal of the American Medical Association, cientistas criticaram a OMS por não terem aprendido as lições do ebola. O temor dos cientistas é de que, mesmo que uma vacina esteja pronta em dois anos, sua chegada ao mercado pode levar uma década.

Num artigo assinado, Daniel Lucey e Lawrence Gostin apontam que o fracasso da OMS em agir levou a milhares de mortes pelo ebola na África. O mesmo cenário poderia ocorrer se uma ação imediata não for tomada.

“Ainda que o Brasil, Opas e o CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos) tenham agido rapidamente, a sede da OMS até agora não tem sido pró-ativa, dando espaço para potencial ramificações”, concluíram.

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Conta de luz sobe acima da inflação no Amazonas, mas reajuste fica abaixo de altas registradas em outros estados

Reajuste médio aprovado pela Aneel foi de 6,58%, enquanto consumidores residenciais terão aumento de 3,77%; em outras regiões do país, tarifas ultrapassaram 15%.

há 7 minutos

Brasil

Moraes dá 48h para TJs explicarem pagamento irregular de penduricalhos

Ministro do STF deu prazo de 48 horas para sete Tribunais de Justiça detalharem pagamentos de verbas que podem descumprir decisão da Corte sobre os chamados “penduricalhos”.

há 21 minutos

Amazonas

MPAM abre vagas de estágio técnico no Amazonas com bolsa de até R$ 1.220

Processo seletivo simplificado da Promotoria de Justiça é gratuito e recebe inscrições por e-mail até o dia 10 de julho.

há 22 minutos

Amazonas

‘Janderson Peixeiro’ reage a críticas sobre tambaqui de R$ 300 e diz: “Se não pode sair de casa, não saia”

Após repercutir pelo preço cobrado em uma banda de tambaqui durante o Festival de Parintins, influenciador voltou a se pronunciar e gerou nova onda de críticas nas redes sociais.

há 28 minutos

Política

Omar Aziz indica motivação política em ação de Alessandra Campêlo contra PEC do Governo de Cidade: “Obrigado pela ajuda”

Senador afirmou que parlamentar “não permitiu” o avanço da proposta do Governo do Amazonas, reforçando a percepção de que a resistência à PEC teve motivação política.

há 37 minutos