Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Países e companhias restringem o uso do Boeing 737 MAX 8 após acidente na Etiópia

No domingo, aeronave da Ethiopian Airlines caiu seis minutos depois de decolar da capital etíope, Adis Abeba, matando 157 pessoas.

Por Hugo Guimarães

12/03/2019 às 09:07 - Atualizado em 12/03/2019 às 09:08

Vários países e companhias adotaram por precaução restrições ao uso do Boeing 737 MAX 8 depois que esse modelo se envolveu em um segundo acidente em menos de cinco meses. No domingo (10), um avião da Ethiopian Airlines caiu seis minutos depois de decolar da capital etíope, Adis Abeba, em direção a Nairobi (Quênia), matando 157 a bordo.

As causas do acidente ainda são investigadas, mas China, Indonésia, Coreia do Sul, Mongólia e Malásia suspenderam a utilização do Boeing 737 MAX 8, que entrou em operação comercial no início de 2017.

A Autoridade Australiana de Aviação Civil proibiu nesta terça-feira todos os Boeing 737 Max em seu espaço aéreo.

Segundo a Boeing, 350 aeronaves do modelo são operadas por cerca de 50 empresas no mundo.

Na Indonésia, um dos Boeing 737 MAX 8 é operado pela companhia aérea nacional Garuda e dez deles pela Lion Air — que perdeu uma aeronave em 29 outubro de 2018. O avião caiu 13 minutos após decolar de Jacarta levando 189 pessoas. Ninguém sobreviveu.

Companhias aéreas

Diversas companhias aéreas, também suspenderam a operação, como a Gol, a única brasileira a possuir esse modelo. Nesta terça-feira, a companhia Aerolíneas Argentinas anunciou a suspensão temporária dos voos de seus cinco aviões desse modelo.

A decisão da Aerolíneas acontece depois de a associação argentina de pilotos divulgar um comunicado proibindo seus associados de pilotarem esse modelo de aeronave.

Na segunda, já tinham anunciado a decisão de deixar paradas as aeronaves: Ethiopian Airlines (Etiópia), Cayman Airways (Ilhas Cayman), a sul-africana Comair, Royal Air Maroc (Marrocos) e Aeromexico.

Avião novo

O Boeing 737 MAX 8 caiu no domingo (10) perto da cidade de Bishoftu, 62 km a sudeste de Adis Abeba, seis minutos depois de decolar. A aeronave seguia na direção de Nairobi, no Quênia. Os 8 tripulantes e os 149 passageiros que estavam a bordo morreram. Entre os passageiros, estavam cidadãos de mais de 30 países (não havia brasileiros).

O piloto do voo 302 da Ethiopian Airlines, identificado como Yared Getachew, tinha mais de 8 mil horas de voo. Ele pediu para voltar para o aeroporto após encontrar alguma dificuldade para guiar a aeronave.

A empresa ressalta que o avião era novo. “Como eu disse, é um avião novo em folha, sem registros de problemas técnicos, comandado por um piloto sênior, e não há nenhuma causa à qual possamos atribuir [o acidente] neste momento”, disse o presidente da empresa aérea, Tewolde GebreMariam Medhin.

“Nós recebemos o avião em 15 de novembro de 2018. Ele voou mais de 1,2 mil horas. Havia voado de Joanesburgo [na África do Sul] mais cedo esta manhã”, afirmou o CEO da Ethiopian Airlines. O piloto tinha mais de 8 mil horas de voo, segundo autoridades da companhia em coletiva.

Boeing lamenta a tragédia

“É com profunda tristeza que a Boeing recebe a notícia da morte dos passageiros e tripulantes do voo 302 da Ethiopian Airlines, a bordo de um Boeing MAX 8. Oferecemos nossas condolências às famílias e amigos dos passageiros e tripulantes e estamos à disposição para apoiar a equipe da Ethiopian Airlines. Uma equipe técnica da Boeing irá ao local do acidente para fornecer assistência técnica sob a direção do Departamento de Investigação de Acidentes da Etiópia e do Departamento Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA”.

Fonte: G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Marrocos vence o Canadá por 3 a 0 e avança às quartas de final da Copa do Mundo

Ounahi marcou dois gols no segundo tempo, Brahimi fechou o placar e seleção marroquina aguarda França ou Paraguai na próxima fase.

há 4 horas

Brasil

Flávio Bolsonaro viaja aos EUA para audiência sobre tarifa de 25% contra produtos brasileiros

Senador participará de debate em Washington sobre possível sobretaxa dos Estados Unidos; governo americano deve anuncia até 15 de julho.

há 5 horas

Política

TRE-AM rejeita recurso e mantém decisão sobre suposta fraude à cota de gênero em Eirunepé

Corte Eleitoral concluiu que não houve provas robustas de que candidaturas femininas foram registradas apenas para cumprir a exigência legal.

há 5 horas

Manaus

Nova Carteira de Identidade será emitida em 12 cartórios de Manaus; veja preços e quando começa

Cartórios da capital amazonense passam por treinamento para emitir a Carteira de Identidade Nacional.

há 6 horas

Manaus

Cesta básica sobe 4,52% em Manaus e chega a R$ 293,98 em julho

Pesquisa do Procon Manaus encontrou diferença de R$ 69,54 entre o menor e o maior preço nos supermercados pesquisados.

há 6 horas