Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Papa ainda não está fora de perigo, diz médico

Internado, Francisco respira sem ajuda de aparelhos.

22/02/2025 às 13:25 - Atualizado em 22/02/2025 às 13:49

(Foto: Divulgação)

O Papa Francisco, de 88 anos, ainda não está fora de perigo, conforme anunciou o médico Sérgio Alfieri em entrevista divulgada pela Rádio Vaticano na manhã deste sábado (22). Ele está internado no  no Hospital Gemelli, em Roma, para se recuperar de uma pneumonia bilateral.

De forma contraditória, no entanto, o especialista disse que Francisco não corre risco de morrer. “Se depois vocês (imprensa) nos perguntam se, neste momento, ele está em perigo de vida, a resposta, de qualquer forma, é ‘não’”, afirmou o médico.

PUBLICIDADE

Sérgio Alfieri explicou, pela manhã, que o Papa ficará internado pelo tempo que for necessário até poder voltar para casa (Santa Marta) em segurança. O profissional de saúde acrescentou que seria por pelo menos mais uma semana. Neste sábado, inclusive, ele foi do quarto até a capela para rezar por 20 minutos. “Ele é o Papa, mas também é um homem (…) Mas se o corpo tem quase 90 anos, a cabeça é de 60 ou 50”, afirmou o médico, segundo a Rádio Vaticano.

Preocupação

O médico testemunhou aos jornalistas que, ao entrar no quarto de Francisco e saudá-lo com um ‘bom dia, santo padre’, recebeu como resposta, ‘bom dia, santo filho’. A maior preocupação da equipe médica é o risco de que os germes das vias respiratórias entrem na corrente sanguínea e causem sepse (infecção que se espalha por outros órgãos do corpo).

Segundo o especialista, Francisco está melhor, levanta-se, lê, trabalha e assina documentos. Na internação, o pontífice é acompanhado por uma equipe de especialistas, incluindo pneumologistas e cardiologistas. De acordo com Alfieri, o Papa pediu aos médicos que não ocultassem nenhuma informação sobre seu estado de saúde.

Com a internação, Francisco não fará a habitual oração dominical com os peregrinos pela segunda semana consecutiva.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Investigadora da Polícia Civil é condenada a mais de 23 anos por roubo e extorsão em Manaus

Justiça do Amazonas condenou policial civil e outros três réus por invadirem uma residência usando um falso mandado judicial e obrigarem a vítima a fazer transferência via Pix.

há 5 horas

Manaus

Paula Litaiff vira ré por calúnia, difamação e injúria após queixa-crime da jornalista Anwar Assi

Decisão da 4ª Vara Criminal de Manaus autoriza  o prosseguimento da ação penal.

há 5 horas

Brasil

Brasil define convocadas para o Mundial de Ginástica Rítmica que vale vaga para a Olimpíada de Los Angeles 2028

Seleção brasileira disputará o Mundial em Frankfurt, na Alemanha, entre os dias 12 e 16 de agosto, em busca de uma das vagas para os Jogos Olímpicos de LA28.

há 5 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade diz que pretende aumentar Auxílio Permanente para R$ 250 no Amazonas 

O compromisso foi feito durante o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas.

há 5 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade lança pré-candidatura à reeleição ao Governo do Amazonas ao lado de Wilson Lima

Ato político na Zona Leste de Manaus reuniu lideranças da União Progressista.

há 5 horas