A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Papa chama guerra na Ucrânia de “abuso perverso de poder”

Ele se referiu ao conflito como “agressão armada inaceitável”.

Por Natan AMPOST

18/03/2022 às 14:44

Reuters

PUBLICIDADE

O papa Francisco intensificou críticas implícitas à Rússia e chamou a guerra na Ucrânia de “abuso perverso de poder”, realizado por interesses sectários que condenam pessoas indefesas à violência.

O papa não citou a Rússia em suas condenações, mas usou frases como “agressão armada inaceitável” para expressar seu ponto de vista. Nesta sexta-feira, ele falou em “povo defendendo sua terra” e escapando de bombardeios.

“A tragédia da guerra, que está ocorrendo no coração da Europa, tem nos deixado atordoados”, disse Francisco, acrescentando que poucas pessoas imaginariam cenas semelhantes às duas guerras mundiais do século 20.

Sua mais recente condenação veio em mensagem para uma conferência da Igreja Católica em Bratislava, capital da Eslováquia, país que faz fronteira com a Ucrânia e que abriu suas portas a refugiados.

“Mais uma vez, a humanidade é ameaçada por abuso perverso de poder e interesses sectários, que condenam pessoas indefesas a sofrer toda forma de violência brutal”, disse.

PUBLICIDADE

“O sangue e as lágrimas das crianças, o sofrimento de mulheres e homens que defendem suas terras ou fogem dos bombardeios abalam nossa consciência”, afirmou o papa.

Moscou chama a ação de “operação militar especial” projetada não para ocupar território, mas para desmilitarizar e “desnazificar” o país vizinho.

Francisco rejeitou esse termo, dizendo anteriormente que não poderia ser considerada “apenas operação militar”, mas uma guerra que desencadeou “rios de sangue e lágrimas”.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Prefeitura de Manaus abre seleção com 295 vagas temporárias para campanha de vacinação antirrábica animal

Processo seletivo da Semsa oferece oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior.

há 14 minutos

Polícia

PM afasta policiais após apreensão de objetos religiosos em terreiro de Manaus

Militares foram retirados do policiamento ostensivo e colocados em funções administrativas enquanto o caso é apurado.

há 39 minutos

Brasil

STF mantém decisão que acaba com aposentadoria compulsória como punição para juízes

Suprema Corte rejeitou recurso da PGR e manteve entendimento de que sanção é incompatível com a reforma da Previdência.

há 57 minutos

Manaus

Prefeitura intensifica revitalização da sinalização viária em avenidas de Manaus

Ações incluem instalação de placas, revitalização de faixas de pedestres e reforço da sinalização em áreas monitoradas por fiscalização eletrônica.

há 1 hora

Brasil

Lula diz que disputará reeleição para “garantir a democracia”  

Presidente afirmou, em discurso no Paraguai, que pretende buscar um novo mandato e defendeu o fortalecimento do Mercosul independentemente de quem vença as eleições.

há 2 horas