- Foto: Divulgação/Entrevista Reuters
Notícias do Mundo – O papa Francisco declarou neste domingo (16) que está atravessando um “momento de provação”, em mensagem enviada do Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde o dia 14 de fevereiro devido a problemas respiratórios.
“Estou a atravessar um momento de provação e uno-me aos muitos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu. O nosso físico é fraco, mas, mesmo assim, nada nos pode impedir de amar, rezar, entregarmo-nos, estar presentes uns para os outros, na fé, dando sinais de esperança”, escreveu Francisco no texto do Angelus, divulgado pelo Vaticano.
PUBLICIDADE
Na mensagem, o líder da Igreja Católica destacou a importância do trabalho daqueles que prestam assistência aos doentes. “Quanta luz brilha, neste sentido, nos hospitais e centros de assistência! Quanta atenção amorosa ilumina os quartos, os corredores, os ambulatórios, os lugares onde se prestam os serviços mais humildes”, afirmou o pontífice, demonstrando gratidão pelas orações recebidas e pelo cuidado oferecido pelos profissionais de saúde.
Aos 88 anos, Francisco segue hospitalizado há 31 dias. O Vaticano informou neste sábado (15) que seu estado clínico “se mantém estável, confirmando o notável progresso que fez na última semana”. Entretanto, o papa ainda necessita de internação por tempo indeterminado, além de tratamento hospitalar, fisioterapia motora e respiratória. Segundo o comunicado, “a oxigenoterapia de alto fluxo continua, reduzindo progressivamente a necessidade de ventilação mecânica não invasiva durante a noite”.
Apoio e carinho das crianças
Francisco expressou especial carinho pelas crianças, mencionando a presença de um grupo que o visitou nas proximidades do hospital. “Sei que muitas crianças rezam por mim, algumas delas vieram hoje ao Gemelli como sinal de proximidade. Obrigado, queridas crianças! O papa ama vocês e espera sempre encontrá-las”, disse ele.
PUBLICIDADE
Cerca de 300 crianças, vindas de escolas, associações e diversas instituições, se reuniram em frente à estátua de João Paulo II, na entrada do hospital, levando balões, desenhos e cartas para o pontífice. O ato foi organizado pelo Comitê Pontifício para a Jornada Mundial da Criança, criado por Francisco em novembro passado.
PUBLICIDADE
Solidariedade às vítimas de incêndio na Macedônia do Norte
Além da mensagem sobre sua saúde, o papa expressou hoje suas condolências às vítimas e sobreviventes do incêndio ocorrido em uma discoteca na Macedônia do Norte. Em telegrama enviado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, ao bispo de Skopje, Kiro Stojanov, Francisco manifestou solidariedade às famílias dos falecidos, especialmente aos jovens, e desejou proximidade espiritual aos feridos.
A situação de saúde do pontífice segue sendo monitorada de perto, e os fiéis aguardam com esperança sua recuperação. Enquanto isso, Francisco continua a transmitir mensagens de fé e resiliência, reforçando a importância da compaixão e da união em tempos difíceis.