A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Papa Leão XIV pede uma ‘paz desarmada’ e ajuda para ‘construir pontes, com diálogo’

Em sua 1ª fala enquanto papa, Leão XIV destacou o papel da “sinodalidade”.

08/05/2025 às 14:56 - Atualizado em 08/05/2025 às 14:58

Em seu primeiro discurso na Praça São Pedro, o papa Leão XIV destacou a busca pela paz. “Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante”, disse. Em meio às guerras na Ucrânia e em Gaza, pediu ajuda aos fiéis. “Nos ajude a construir pontes, com diálogo. Um único povo, sempre em paz.”

O novo papa rezou a Ave Maria e agradeceu ao papa Francisco e aos cardeais que o elegeram. Sua primeira oração foi pela paz mundial.

O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu nesta quinta-feira o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano. Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo.

“Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá”, disse. O novo papa também indicou um possível caminho para seu papado. “Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano.”

PUBLICIDADE

O que é sinodalidade, destacada pelo papa?

Em sua 1ª fala enquanto papa, Leão XIV destacou o papel da “sinodalidade”. Esse termo se refere a um movimento de maior escuta da Igreja, com participação de toda a comunidade, incluindo leigos, defendido e ampliado no papado de Francisco e que enfrentava resistência de parte de Igreja – que temiam descentralização. Foram nos sínodos que a Igreja tratou de alguns de seus principais tabus, como a ordenação de mulheres e o celibato de padres.

Papa deu recado sobre o clima

Em seminário realizado em Roma no ano passado, Prevost abriu o encontro chamando seus pares para a urgência de passar “do discurso à ação”, ainda mais diante da emergência climática. “A nossa missão é tratá-lo (o planeta) como o seu criador o faz”, disse. O então cardeal também criticou “ações tirânicas que beneficiam poucos”.

PUBLICIDADE

Leia mais: Cardeal Robert Prevost é o novo papa da Igreja Católica

‘Sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros’

Papa Leão XIV afirmou à multidão na Praça São Pedro que deseja que o seu primeiro discurso “entre em seus corações, alcance suas famílias e todas as pessoas, onde quer que estejam.”

Ele também pediu aos fiéis “seguirem em frente, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros”.

Agradecimento à diocese de Chiclayo, no Peru

PUBLICIDADE

Em seu discurso, o novo papa relembrou Santo Agostinho: ‘Para vocês, sou bispo; mas com vocês, sou cristão.’

Ele também proferiu algumas palavras à Igreja de Roma e agradeceu à diocese de Chiclayo, no Peru, onde também atuou.

Lema do novo papa

Segundo a Santa Sé, seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.

PUBLICIDADE

Novo papa teve atuação na América do Sul

Não estava entre os principais cotados até dias atrás, mas veio crescendo entre os cotados nos últimos dias. Embora seja americano, tem forte histórico na América do Sul, onde foi vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. Especialistas não esperavam um pontífice com atuação na América Latina, uma vez que Francisco era argentino.

Cargo ocupado por Leão XIV tinha projeção global

O prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo que era ocupado por Prevost, tem projeção global e a função de aconselhar os pontífices sobre a nomeação de líderes da igreja, ao qual foi nomeado em 2023 pelo papa Francisco.

Trump dá parabéns ao novo papa

Pelas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou Leão XIV. “É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

MPAM acompanha obras após identificar problemas estruturais em escola de Santa Isabel do Rio Negro

Inspeção apontou falhas na estrutura da escola, ausência de climatização e riscos à segurança de alunos e profissionais da educação.

há 26 segundos

Amazonas

Manicoré recebe Castramóvel com 300 vagas gratuitas para cães e gatos

Atendimentos acontecem nos dias 10 e 11 de junho e incluem cirurgias gratuitas e vacinação para cães e gatos.

há 33 minutos

Brasil

Turista pula nas Cataratas do Iguaçu para recuperar celular

Imagens gravadas por pessoas que estavam na atração mostram o momento em que o homem ultrapassa os limites da passarela de observação.

há 34 minutos

Política

CMM aprova em 1ª discussão projeto da LDO 2027 e abre prazo para emendas

Texto ainda passará por audiência pública, apresentação de emendas e segunda votação.

há 35 minutos

Brasil

PF avalia como insuficiente nova proposta de delação de Daniel Vorcaro

Investigadores avaliam que empresário ainda não apresentou informações relevantes para avançar nas apurações.

há 59 minutos