Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Parte de Caracas recebe energia elétrica enquanto resto da Venezuela sofre com blecaute

Falta de energia na Venezuela dura quase um dia no país.

Por Natan AMPOST

08/03/2019 às 16:31

A energia elétrica voltou em parte de Caracas, capital da Venezuela, na tarde desta sexta-feira (8), informaram veículos de imprensa venezuelanos favoráveis e contra o regime de Nicolás Maduro. No resto do país, porém, o blecaute continua e já dura quase um dia.

Segundo o canal TV Venezuela Noticias – de oposição a Maduro –, a energia caiu em um bairro do oeste de Caracas após somente alguns minutos depois de voltar.

PUBLICIDADE

O governo da Venezuela fechou escolas e dispensou trabalhadores nesta manhã após Caracas e outras grandes cidades acordarem sem eletricidade. O problema que atingiu a principal usina hidrelétrica do país na quinta-feira já deixa parte do país sem energia elétrica.

O anúncio da suspensão “das aulas e das jornadas de trabalho” foi feito pela vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, em sua conta no Twitter.

De acordo com o jornal venezuelano “El Nacional”, inicialmente apenas alguns estados relataram ter sido atingidos pelo problema. Porém, mais tarde, todo o país relatou interrupção no fornecimento de energia elétrica.

No Brasil, o problema de fornecimento de energia atingiu Roraima, que depende de fontes de distribuição venezuelanas. Depois do blecaute de quinta-feira, dois desligamentos na interligação Venezuela-Brasil foram identificados, e Roraima passou a operar com 100% de termelétricas locais.

PUBLICIDADE

Blecaute na Venezuela
Os primeiros relatos do apagão chegaram na tarde de quinta-feira. Segundo o jornal “El Nacional”, o blecaute afetou todos os estados da Venezuela.

Ainda não está claro o porquê da falta de energia – as agências do setor elétrico da Venezuela respondem ao regime de Nicolás Maduro e, portanto, falam em “sabotagem criminosa e brutal contra o sistema de geração elétrica” na usina de Guri, no estado de Bolívar.

Um engenheiro elétrico ouvido pelo “El Nacional”, porém, nega a possibilidade de uma sabotagem ou invasão hacker ter causado o blecaute. “Demitiram profissionais para contratar partidários políticos, suspenderam planos de manutenção, fizeram compras inconvenientes e desnecessárias, além de desperdiçar recursos”, disse o engenheiro Miguel Lara ao jornal venezuelano.

“Outros aspectos importantes foram o congelamento das tarifas e, assim, a concentração do setor elétrico em uma empresa técnica e economicamente inviável”, avaliou Lara ao “El Nacional”.
O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, também rechaçou a acusação de sabotagem. “Sabotagem é a corrupção, é não ter permitido eleições, é o bloqueio à entrada de comida e medicamentos”, retrucou, pelo Twitter.

“A única sabotagem é a do usurpador a todo o povo da Venezuela”, finalizou Guaidó.

Fonte: G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Incêndio em loja de construção segue fora de controle e mobiliza sete viaturas dos Bombeiros na zona Norte de Manaus

Loja recém-inaugurada foi completamente tomada pelas chamas na zona Norte da capital.

há 6 horas

Manaus

Curto-circuito em painel de LED pode ter provocado incêndio que destruiu loja de construção em Manaus

Loja de três andares foi completamente consumida pelas chamas na noite desta quarta-feira (5), na zona Norte da capital.

há 6 horas

Manaus

Incêndio de grandes proporções destrói prédio comercial e ameaça explodir posto de combustíveis na zona Norte de Manaus

Corpo de Bombeiros atua no combate ao fogo e área foi isolada pela Polícia Militar.

há 6 horas

Política

Prefeito de Manicoré declara apoio a Roberto Cidade, mesmo sendo filiado ao partido de Omar Aziz

Lúcio Flávio (PSD) anunciou apoio ao candidato da União Progressista ao Governo do Amazonas.

há 7 horas

Manaus

Print revela comunicado do Porto de Manaus convocando funcionários para convenção do PL que confirmou Alessandro Bronze como suplente de Alberto Neto

Comunicado atribuído ao Porto promete liberação, transporte e alimentação para participação em evento político.

há 7 horas