O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Presidente da Colômbia defende legalização da cocaína e afirma: ”não é pior que o uísque.”

Petro compara a substância ao uísque e questiona ilegalidade da droga.

Por Hugo Guimarães

05/02/2025 às 12:57

Durante uma reunião com ministros, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que a cocaína “não é pior que o uísque”, questionando a ilegalidade da substância e sugerindo que a proibição está relacionada à sua origem latina.

“A cocaína é ilegal porque é feita na América Latina, não porque seja pior do que o uísque. Isso é analisado pelos cientistas. A cocaína não é pior do que o uísque, mas o que realmente está matando os Estados Unidos é o fentanil, e isso não é produzido na Colômbia”, declarou Petro.

PUBLICIDADE

O presidente também destacou que substâncias como o fentanil, responsáveis por uma grave crise de saúde nos Estados Unidos, não enfrentam o mesmo nível de proibição. Para ele, a guerra às drogas falhou em combater as causas do tráfico e a legalização da cocaína poderia ser uma solução mais eficaz.

Petro criticou a narrativa que responsabiliza países produtores, como a Colômbia e o México, pelos problemas de consumo nos Estados Unidos. Ele ressaltou que o fentanil foi inicialmente desenvolvido por empresas farmacêuticas americanas e amplamente comercializado antes de se tornar uma droga altamente viciante e letal.

Conflito com Trump

O embate entre Gustavo Petro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se intensificou após a Colômbia recusar voos de repatriação de deportados em aviões militares americanos. Como retaliação, Trump impôs medidas econômicas severas contra o país sul-americano.

PUBLICIDADE

Entre as sanções adotadas pelo governo dos EUA, estão o aumento de tarifas sobre produtos colombianos, a suspensão da concessão de novos vistos e o cancelamento de vistos de autoridades do governo Petro.

Em resposta, o presidente colombiano publicou um texto condenando a política de Trump e reafirmando sua posição contra a guerra às drogas imposta pelos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Mundo

Rússia lança recorde de 728 drones contra a Ucrânia após promessas de apoio militar dos EUA

O ataque ocorre em meio a crescentes tensões e críticas à Rússia, enquanto a Ucrânia intensifica sua defesa.

há 23 minutos

Economia

Zona Franca fica de fora de corte de incentivos em proposta com urgência aprovada pela Câmara

Projeto prevê redução de ao menos 10% em benefícios fiscais, mas mantém isenções para zonas francas e áreas de livre comércio.

há 33 minutos

Política

Vídeo: Nikolas Ferreira admite contratação de designer de sobrancelhas como secretária parlamentar

Deputado que criticou Erika Hilton por nomeações similares, confirma que profissional atua em seu gabinete desde 2024.

há 1 hora

Esporte

Amazonas FC apresenta Márcio Zanardi como novo técnico em busca de reação na Série B

Em meio a uma fase delicada, o Amazonas FC aposta na experiência de Márcio Zanardi para reverter a crise e evitar o rebaixamento.

há 1 hora