Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Presidente da França, Emmanuel Macron vai provar na justiça que não está casado com um homem; entenda

A ação busca contestar publicamente declarações feitas por Candace Owens.

Por Natan AMPOST

18/09/2025 às 13:58

O presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte Macron, estão se preparando para apresentar evidências fotográficas e laudos científicos à Justiça dos Estados Unidos como parte de um processo de difamação contra a influenciadora de direita Candace Owens. A ação busca contestar publicamente declarações feitas por Owens, que afirmou acreditar que Brigitte Macron teria nascido homem.

PUBLICIDADE

Em março de 2024, Owens declarou que apostaria “toda a sua reputação profissional” nessa alegação. Desde então, o caso ganhou repercussão internacional, gerando debates sobre desinformação, ataques à imagem pública de figuras políticas e os limites da liberdade de expressão. Em julho de 2025, o casal Macron entrou formalmente com a ação judicial contra Owens.

Provas e depoimentos

De acordo com Tom Clare, advogado do casal, Brigitte Macron considerou as declarações “profundamente perturbadoras” e afirmou que elas representam uma distração para o presidente francês. “É profundamente perturbador pensar que alguém precisa se submeter a esse tipo de prova. Mas [Brigitte] está disposta a fazê-lo. Ela está decidida a fazer o que for preciso para esclarecer os fatos. (…) Se esse desconforto e essa sensação desagradável de se expor dessa forma são o que é preciso para esclarecer as coisas e encerrar isso, ela está 100% pronta para encarar esse fardo”, declarou Clare em entrevista ao podcast Fame Under Fire, da BBC.

O material que será apresentado inclui fotos pessoais de Brigitte Macron, como imagens de quando estava grávida e registros da criação de seus filhos. Clare ressaltou que todas as provas serão exibidas respeitando padrões e regras do tribunal americano.

PUBLICIDADE

Contestações legais

Os advogados de Candace Owens responderam ao processo com um pedido de rejeição, argumentando que a ação não deveria ser ajuizada em Delaware, já que, segundo eles, não há relação entre o caso e os negócios da influenciadora registrados naquele Estado. Eles alegam que obrigá-la a se defender em Delaware causaria “prejuízos financeiros e operacionais substanciais”.

O debate jurídico envolve questões complexas sobre jurisdição, difamação e liberdade de expressão, e deve determinar se o processo prosseguirá ou será transferido para outro Estado americano.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

URGENTE: Empresário é sequestrado no fazendinha, na Zona Norte de Manaus; câmera flagrou ação

Crime aconteceu no bairro Fazendinha. Polícia Militar foi acionada e imagens de câmeras de segurança devem ajudar nas investigações.

há 6 minutos

Manaus

Carreta com turbina fica presa sob passarela e provoca congestionamento na Ponta Negra, em Manaus

Veículo de grande porte causou transtorno na zona centro oeste da capital.

há 31 minutos

Polícia

‘Assalto de brincadeira’ termina com dois funcionários baleados por policial civil

Policial de folga reagiu ao acreditar que o crime era verdadeiro. Os dois homens foram socorridos conscientes e o caso será investigado pela Polícia Civil.

há 39 minutos

Brasil

Dono da ‘Picanha do Bolsonaro’ ironiza em vídeo denúncia de mulher trans: “comprei picanha, veio linguiça”

Leandro Batista Nóbrega publicou uma encenação sobre o caso após ser acusado por uma mulher trans de transfobia e de não pagar por um programa. O episódio é investigado pela Polícia Civil de Goiás.

há 55 minutos

Brasil

Cartolouco nega acusações de agressão contra ex-namoradas e diz ter sido inocentado pela Justiça

Influenciador publicou vídeo nas redes sociais após reportagem do Fantástico e afirmou que responderá às investigações apresentando sua versão dos fatos.

há 1 hora