Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Presidente Delcy Rodríguez anuncia anistia geral na Venezuela após queda de Maduro

Medida exclui crimes graves, prevê fechamento do Helicoide e reacende debate sobre presos políticos e reforma do sistema de Justiça.

Por Natan AMPOST

31/01/2026 às 14:30 - Atualizado em 25/05/2026 às 11:20

Resumo 


A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou uma anistia geral para crimes políticos desde 1999, com exceções para homicídio, corrupção e violações graves de direitos humanos. Medida ocorre após a queda de Nicolás Maduro e inclui o fechamento da prisão do Helicoide.

Notícias do MundoA presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nesta sexta-feira (30) uma anistia geral no país, poucas semanas após assumir o poder com a derrubada de Nicolás Maduro em uma operação militar liderada pelos Estados Unidos. O anúncio foi feito durante discurso no Supremo Tribunal e marca uma das principais iniciativas políticas desde a mudança de governo.

PUBLICIDADE

Segundo Rodríguez, a proposta prevê uma lei de anistia que abrange todo o período de violência política registrado no país desde 1999 até o presente. A presidente interina afirmou que a medida busca encerrar ciclos de conflito e abrir espaço para uma reorganização institucional após anos de crise política e institucional.

Exceções à anistia

Apesar do alcance amplo, a anistia não será irrestrita. Delcy Rodríguez afirmou que ficarão excluídas pessoas processadas ou condenadas por homicídio, tráfico de drogas, corrupção e graves violações dos direitos humanos. A declaração foi feita sem detalhar critérios específicos de aplicação, o que deve gerar debates no Parlamento venezuelano.

A proposta de lei será analisada pela Assembleia Nacional, atualmente com maioria governista, o que indica um caminho legislativo menos turbulento para a aprovação da medida.

Anúncio no Supremo Tribunal

Rodríguez participou da cerimônia de abertura do ano judicial na sede da Suprema Corte, evento tradicionalmente reservado ao presidente da República. O gesto foi interpretado como uma tentativa de reforçar a legitimidade do novo governo e sinalizar alinhamento institucional entre Executivo e Judiciário.

Durante o discurso, a presidente interina também defendeu mudanças estruturais no sistema de Justiça do país, alvo frequente de críticas por parte de organizações não governamentais e da oposição.

Fechamento do Helicoide

Outro anúncio de forte impacto político foi o fechamento da prisão do Helicoide, localizada em Caracas e sede do serviço de inteligência venezuelano, o Sebin. O local é denunciado há anos por opositores e ativistas de direitos humanos como um centro de tortura e detenções arbitrárias.

PUBLICIDADE

Segundo Rodríguez, o Helicoide será transformado em um centro social, esportivo, cultural e comercial voltado à família policial e às comunidades vizinhas. A decisão foi apresentada como um gesto simbólico de ruptura com práticas repressivas do passado.

Presos políticos e libertações

A Venezuela soma atualmente pouco mais de 700 presos políticos, de acordo com a ONG Foro Penal. Muitos deles estavam detidos justamente no Helicoide, o que reforçou o simbolismo do anúncio feito pelo novo governo.

Desde o dia 8 de janeiro, cerca de 300 presos já foram libertados como parte de um processo de revisão anunciado por Delcy Rodríguez. A própria presidente reconheceu que o ritmo das libertações tem sido gradual, mas afirmou que o governo segue comprometido com a revisão dos casos.

Leia também: Vereador Salazar é denunciado ao MP-AM por ataque e ameaça ao dono do Portal AM POST

Pedido por novo sistema de Justiça

No encerramento do discurso, Rodríguez defendeu a construção de um “novo sistema de justiça” na Venezuela. Segundo ela, o modelo atual é marcado por vícios estruturais, acusações de corrupção e subordinação política, críticas recorrentes feitas por ONGs e setores da oposição ao longo dos últimos anos.

A anistia geral, somada às libertações e ao fechamento do Helicoide, sinaliza uma tentativa de reorganização institucional. Ainda assim, analistas avaliam que a efetividade das medidas dependerá da implementação prática e da capacidade do novo governo de garantir transparência e segurança jurídica.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

MP-AM investiga denúncia de discriminação contra pessoa com autismo em ônibus de Manaus

Inquérito civil apura possível omissão do IMMU na fiscalização das empresas de transporte coletivo.

há 8 minutos

Eleições 2026

Marcelo Ramos oficializa suplentes apostando que vencerá boicote de Braga à sua candidatura ao Senado

Pré-candidato do PT oficializou os dois suplentes da chapa mesmo após articulações para que desistisse da disputa ao Senado nas eleições de 2026.

há 17 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro reforça segurança após ameaças e passa a usar colete à prova de balas

Pré-campanha afirma que mais de 2 mil ameaças foram identificadas desde junho e anuncia ampliação da escolta do senador.

há 35 minutos

Brasil

“Sacou a arma no meio da praia”: vídeo mostra confusão entre banhista e praticante de kitesurf no RJ

Segundo testemunhas, homem teria apontado a arma para o velejador durante a discussão; caso é investigado pela polícia.

há 46 minutos

Mundo

Venda de fuzis pela internet nos EUA preocupa autoridades por possível impacto no combate ao PCC e ao CV

Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos afirma que analisa proposta do governo Donald Trump.

há 1 hora