Pesquisar por em AM POST

Mundo

Presidente interino do Irã faz 1º discurso público após morte de Raisi

Mohammad Mokhber pode concorrer a chefe de Estado em 28 de junho.

  • Por AM POST

  • 27/05/2024 às 09:16

  • Leitura em dois minutos

O presidente interino do Irã, Mohammad Mokhber, dirigiu-se ao Parlamento de Teerã, no primeiro discurso público desde o acidente de helicóptero que matou o antecessor e mais sete pessoas na semana passada. O discurso parlamentar ocorre no momento em que o Irã se prepara para as eleições presidenciais, a fim de escolher o sucessor de Ebrahim Raisi.

Na intervenção perante o Parlamento, Mokhber elogiou o mandato de Raisi, afirmando que a produção de petróleo – uma das principais fontes de divisas do Irã – atingiu 3,6 milhões de barris por dia.

PUBLICIDADE

O ministro do Petróleo, Javad Owji, afirmou, nesse domingo que o Irã exporta atualmente cerca de 2 milhões de barris por dia, apesar das sanções impostas à República Islâmica. Mokhber também afirmou que a economia do país permaneceu estável “sob o comando de Raisi”, no momento em que o Irã empreendeu ações militares no Iraque, em Israel e no Paquistão.

As eleições presidenciais devem ocorrer no próximo dia 28 de junho, sendo que Mokhber pode vir a concorrer ao cargo de chefe de Estado. Na próxima quinta-feira (30), começa o período de cinco dias para o registro de candidaturas às eleições.

Os 290 parlamentares do Irã devem escolher o novo presidente do Parlamento na terça-feira. Entretanto, hoje foi o primeiro dia de trabalho do novo Parlamento iraniano, após as eleições de março, que registraram a mais baixa taxa de participação desde a Revolução Islâmica de 1979.

PUBLICIDADE

O Parlamento iraniano desempenha papel secundário na governança do país, embora possa intensificar a pressão sobre a administração presidencial ao decidir sobre o orçamento anual e outros projetos-lei. O líder supremo, ayatollah Ali Khamenei, de 85 anos, tem a última palavra em todos os assuntos relevantes do Estado.

*Agência Brasil

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

- Dr. Leonardo Maranhão

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank