- Foto: Reprodução
Notícias do Mundo – Uma declaração feita pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, gerou polêmica internacional neste domingo (11/5), após ela insinuar que os líderes europeus Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido) e Friedrich Merz (Alemanha) teriam consumido drogas durante visita recente à Ucrânia.
A acusação veio acompanhada de uma publicação no aplicativo Telegram, em que Zakharova se refere a um vídeo viral gravado dentro de um trem que levava os três políticos de Varsóvia a Kiev, em uma viagem que ocorreu na última sexta-feira. Nas imagens, é possível ver os líderes reunidos à mesa, e por alguns segundos, aparecem um pequeno saco branco e uma colher metálica. Em seguida, Macron supostamente coloca o objeto no bolso, enquanto Merz parece esconder a colher.
PUBLICIDADE
Leia também: Cemitérios de Manaus recebem estrutura especial para homenagens às mães falecidas
Zakharova ironizou o vídeo ao escrever: “Um francês, um inglês e um alemão… cocaína e jornalistas: eles esqueceram de limpar a mesa antes da coletiva”. A russa ainda atacou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, chamando-o de “viciado em cocaína” e alegando ter ouvido de diplomatas que o uso de drogas entre líderes europeus seria “normalizado”.
Os líderes estavam em Kiev para reforçar o apoio à Ucrânia diante da guerra com a Rússia e participaram de uma série de conferências diplomáticas. Até o momento, nenhum dos três políticos mencionados comentou publicamente o caso.
PUBLICIDADE
Grupos da extrema-direita americana também reagiram ao vídeo. O influente conspiracionista Alex Jones, aliado de Donald Trump, publicou que todos os envolvidos deveriam passar por testes antidrogas, inflamando ainda mais os debates nas redes sociais.