Pesquisar por em AM POST

Mundo

Saiba quando e onde assistir ao eclipse solar que acontece hoje

No Brasil, o próximo eclipse solar total acontecerá somente em 12 de agosto de 2045.

  • Por AM POST

  • 08/04/2024 às 12:27

  • Atualizado em 08/04/2024 às 14:02

  • Leitura em dois minutos

Foto: Pitris/iStock

Nesta segunda-feira, 8 , ocorrerá um dos eventos astronômicos mais esperados: o eclipse solar total, visível nos Estados Unidos, Canadá e México. Embora o Brasil não esteja na rota direta do eclipse, os interessados poderão acompanhar o fenômeno ao vivo por meio de transmissões online disponibilizadas por instituições como a NASA e o Observatório Nacional.

O eclipse solar total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando total ou parcialmente a luz solar. Para quem está nas regiões contempladas pelo fenômeno, o Sol ficará completamente escondido pela Lua por alguns minutos, criando um espetáculo natural impressionante.

PUBLICIDADE

Onde assistir

A Agência Espacial Americana (NASA) fará uma transmissão ao vivo do eclipse em seu canal no YouTube, das 14h às 17h (horário de Brasília), mostrando em tempo real o percurso do eclipse. O evento terá início exatamente às 15h07.

O Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também transmitirá o eclipse ao vivo em seu canal no YouTube, a partir das 12h30.

PUBLICIDADE

Disney+

Além das instituições astronômicas, a plataforma de streaming Disney+ anunciou que também transmitirá o eclipse solar a partir das 15h.

PUBLICIDADE

Mesmo que o eclipse não seja visível diretamente do Brasil, é crucial lembrar que olhar diretamente para o Sol durante o fenômeno pode causar danos permanentes à visão. Recomenda-se fortemente não fazer isso em nenhum momento, seja durante eventos astronômicos ou no dia a dia.

Para observar o eclipse com segurança, utilize óculos especiais para observação solar ou filtros de solda número 14 ou superior, verificando se possuem o ISO 12312-2. Esses filtros oferecem proteção contra raios UV e infravermelhos.

PUBLICIDADE

Evite usar óculos escuros comuns, celulares, câmeras ou binóculos, pois eles não oferecem proteção suficiente para a visão durante um eclipse solar.

Embora não seja possível ver o eclipse a olho nu no Brasil, as transmissões ao vivo permitirão que todos desfrutem desse fenômeno único e grandioso com segurança e informação.

Redação AM POST

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank