A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Secretário dos EUA nega reconhecimento de presidência na Venezuela e diz que Maduro é chefe do Cartel de Los Soles

A acusação partiu de Marco Rubio, chefe da diplomacia da gestão de Donald Trump.

Por Hugo Guimarães

27/07/2025 às 14:13 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:39

Maduro volta a falar sobre anexação de Essequibo e reforça intenção de incorporar território

Foto: Reprodução

Notícias do Mundo – O governo dos Estados Unidos aumentou a pressão contra a Venezuela neste domingo (27), ao acusar diretamente o presidente Nicolás Maduro de liderar uma organização criminosa com ramificações no narcotráfico e no terrorismo internacional. A acusação partiu de Marco Rubio, chefe da diplomacia da gestão de Donald Trump, em publicação feita na rede X (antigo Twitter).

PUBLICIDADE

“Maduro NÃO é o presidente da Venezuela e seu regime NÃO é legítimo”, escreveu Rubio. “Ele é o chefe do Cartel de Los Soles, uma organização narcoterrorista que tomou posse de um país e está sendo indiciado por tráfico de drogas para os Estados Unidos.”

A declaração de Rubio acontece dois dias após o Departamento do Tesouro dos EUA classificar oficialmente o Cartel de Los Soles como uma organização terrorista internacional. O governo americano também impôs novas sanções econômicas ao grupo, que, segundo Washington, é formado por membros da cúpula chavista e opera com apoio direto do Estado venezuelano.

Leia mais: Movimentos de esquerda organizam protestos em frente a embaixadas dos EUA no Brasil contra tarifaço de Trump

Ainda de acordo com autoridades norte-americanas, o cartel mantém conexões com outros grupos criminosos na América Latina, entre eles o Tren de Aragua, facção venezuelana que já atua em solo americano e em diversos países da região.

O governo de Nicolás Maduro ainda não respondeu formalmente às acusações, mas nos últimos meses tem rechaçado reiteradamente ações semelhantes como parte de uma “campanha de desestabilização imperialista” contra a soberania da Venezuela.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Detran-AM exigirá exame toxicológico para primeira habilitação a partir de julho

Nova regra vale para candidatos das categorias A e B e será obrigatória para emissão da Permissão para Dirigir.

há 11 minutos

Esporte

Douglas Santos alerta para dificuldade contra o Haiti: “Não existe jogo fácil na Copa”

Lateral da Seleção Brasileira destaca equilíbrio do Mundial, elogia adversário e pede foco total na busca pela primeira vitória na competição.

há 20 minutos

Caiu na rede é post!

Presidente da CBF, casado há 20 anos, tem supostas amantes expostas; saiba quem são

Jornalista Leo Dias aponta que empresária e influenciadora teriam participado de viagens internacionais com benefícios ligados ao entorno do dirigente da CBF.

há 37 minutos

Polícia

Operação Rota do Norte mira facção venezuelana com ligação ao CV no Amazonas

Ação policial cumpre mais de 50 mandados e investiga atuação de facção venezuelana no tráfico de armas e drogas no Brasil.

há 41 minutos

Brasil

Vereador do PL fica ferido e assessor morre após ser baleado durante live em UPA; veja vídeo

Disparos atingiram parlamentar e assessor durante transmissão ao vivo em unidade de saúde.

há 50 minutos