Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Suprema Corte dos EUA barra Trump de deportar imigrantes venezuelanos; entenda

Tribunal ordenou que o governo Trump não deportasse venezuelanos detidos no Centro de Detenção Bluebonnet “até nova ordem”.

19/04/2025 às 10:22

A Suprema Corte dos Estados Unidos emitiu, neste sábado (19), uma ordem que suspende temporariamente a deportação de imigrantes venezuelanos detidos no norte do Texas. A medida tem como foco um grupo mantido no Centro de Detenção Bluebonnet e ocorre em meio à polêmica decisão do governo Trump de recorrer a uma lei raramente usada na história do país: a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798.

PUBLICIDADE

A decisão do tribunal supremo veio após um recurso emergencial apresentado pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), que acusou as autoridades de imigração de se prepararem para aplicar deportações sumárias, sem devido processo legal. A medida, segundo a ACLU, fere os direitos civis dos detidos e os expõe a riscos graves ao serem devolvidos para regimes opressivos.

A ordem judicial determina que o governo norte-americano suspenda as deportações “até nova decisão deste tribunal”. Os ministros Clarence Thomas e Samuel Alito divergiram da maioria e se posicionaram contra a suspensão.

Lei arcaica usada em pleno século XXI

A situação se agravou desde que o presidente Donald Trump invocou a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798, originalmente sancionada durante a presidência de John Adams. A norma só foi aplicada em momentos de guerra, como na Guerra de 1812 e nas Guerras Mundiais, e autoriza o governo a prender e deportar estrangeiros de nações inimigas durante conflitos armados.

Desta vez, Trump justificou a aplicação da lei como parte de um esforço para conter supostos membros da gangue criminosa Tren de Aragua, que, segundo ele, teria se infiltrado nos Estados Unidos por meio da fronteira com o México. O presidente chegou a classificar a situação como uma “invasão venezuelana” e ordenou a transferência de venezuelanos detidos para uma prisão de segurança máxima em El Salvador.

No entanto, advogados de defesa dos deportados alegam que muitos de seus clientes não têm qualquer ligação com o grupo criminoso e estão sendo alvo de perseguição baseada em aparências físicas, como tatuagens. Eles afirmam que diversos imigrantes foram acusados injustamente, sem provas, e não tiveram a oportunidade de contestar as acusações em juízo antes de serem encaminhados para deportação.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Eleições 2026

Dra. Shádia detalha proposta para zerar filas do SISREG no Amazonas durante campanha

Candidata a vice-governadora na chapa de David Almeida afirma que plano prevê atendimento 24 horas com apoio da rede privada para reduzir a demanda reprimida.

há 22 minutos

Brasil

Itamaraty convoca embaixador após Javier Milei chamar Lula de “presidiário” durante convenção do PL

Medida diplomática foi adotada após declarações do presidente argentino contra Lula e o ministro Alexandre de Moraes.

há 35 minutos

Amazonas

Mulher é atingida por cama que caiu de caminhão enquanto caminhava com criança em Parintins; veja o vídeo

Câmeras de segurança registraram o acidente; Polícia Civil investiga a conduta do motorista.

há 1 hora

Manaus

Carreta com dois tratores derruba poste e interdita avenida na Zona Oeste de Manaus

Um dos equipamentos transportados atingiu a rede elétrica, provocando a queda da estrutura e bloqueando o trânsito no bairro Parque São Pedro.

há 2 horas

Amazonas

Corpo de menino de 12 anos desaparecido após cair em rio é encontrado em Barreirinha

Rômulo Carneiro de Castro estava desaparecido desde sexta-feira (24); caso segue sob investigação da Polícia Civil.

há 2 horas