Pesquisar por em AM POST

Mundo

Taiwan detecta 26 aviões e nove navios de guerra chineses

China havia anunciado fim de manobras militares.

  • Por AM POST

  • 11/04/2023 às 08:46

  • Atualizado em 11/04/2023 às 08:47

  • Leitura em 1 minuto

Foto: Reprodução/Reuters

Agência Brasil

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que detectou nesta terça-feira (11) 26 aviões e nove navios de guerra chineses em volta da ilha, um dia depois de Pequim ter anunciado o fim das suas principais manobras militares.

A China mobilizou “aviões militares esta manhã e atravessou a linha mediana do Norte, centro e Sul”, informou o Ministério da Defesa, no mesmo dia em que começa visita de uma semana de deputados canadenses ao território.

PUBLICIDADE

A China considera Taiwan parte do seu território, para onde os nacionalistas se refugiaram após perderem para os comunistas a guerra civil chinesa em 1949. Uma das prioridades de Pequim passa por assegurar a reunificação, pela força, se necessário.

A demonstração de força surge após a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, se ter encontrado na quarta-feira (5), na Califórnia, com o líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, uma iniciativa à qual Pequim prometeu responder.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que detectou 12 navios de guerra e 91 aviões no último dia dos exercícios militares, que começaram no sábado (8).

PUBLICIDADE

Ontem, a presidente taiwanesa condenou os exercícios militares, afirmando que a China utiliza a relação entre Taipé e Washington como desculpa, criando instabilidade em Taiwan e na região.

“Embora o exercício militar da China tenha terminado, o nosso Exército e a equipe de segurança nacional continuarão a permanecer nos seus postos e a defender o país”, disse Tsai Ing-wen em mensagem no Facebook.

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

- Letícia Butterfield

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank