Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Talibã executa mais de 100 pessoas por “delitos de roubos e relações fora do casamento”

As autoridades do Afeganistão puniram homens e mulheres em quatro províncias e na capital Cabul.

Por Hugo Guimarães

23/12/2022 às 12:21

Redação AM POST

Um grupo de 10 especialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu ao Afeganistão que acabe com uma série de açoitamentos e execuções, retomados no país.

Desde meados de novembro, mais de 100 pessoas foram alvo da prática após serem acusadas de vários delitos. As autoridades do Afeganistão puniram homens e mulheres em quatro províncias e na capital Cabul.

PUBLICIDADE

Maioria das punições por relações fora do casamento contra mulheres

Cada um recebeu de 20 a 100 chibatadas após serem acusados de furto ou roubo, comportamento social inadequado e de manter relações fora do casamento. E nesse caso, a maioria das punições foi contra meninas e mulheres.

No comunicado, os relatores de direitos humanos da ONU* lembram que os açoitamentos ocorreram em estádios na presença de funcionários afegãos e do público.

Em 7 de dezembro, o Talibã executou um homem na cidade de Farah, no que parece ser a primeira aplicação da pena de morte desde agosto de 2021. E nesse episódio, estavam presentes o vice-primeiro-ministro do país e o chefe da Justiça afegã.

“Crimes contra Deus”

As sentenças de morte e açoitamentos começaram após o Líder Supremo do Afeganistão autorizar o Judiciário a implementar punições pelos chamados crimes contra Deus, conhecidos como hudod.

PUBLICIDADE

Os relatores da ONU lembraram que açoitamentos e execuções públicas violam os princípios universais que proíbem tortura, castigos e tratamento degradante, cruel e desumano.

O Afeganistão firmou a Convenção Internacional sobre os Direitos Políticos e Civis e participa da Convenção sobre Tortura.

Julgamentos justos e moratória da pena de morte

No comunicado, o grupo também levanta dúvidas sobre a justiça dos julgamentos que antecederam as sentenças.

A lei internacional de direitos humanos proíbe a implementação dessas medidas cruéis especialmente da pena de morte como resultado de julgamentos que, aparentemente, não ofereceram as garantias de um processo justo.

Os relatores da ONU pediram às autoridades de facto do Afeganistão que estabeleçam, de imediato, uma moratória da pena de morte, proíbam açoitamentos e outras formas de punição física e que garantam julgamentos juntos com base em padrões internacionais.

Com informações da ONU**

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Monumento de mais de R$ 100 mil em homenagem ao Diabo é inaugurado no Ceará

Monumento foi construído em um templo de Quimbanda e reacendeu debates sobre liberdade religiosa e intolerância.

há 28 segundos

Brasil

Bia Kicis confirma Michelle Bolsonaro na disputa pelo Senado no Distrito Federal

Ex-primeira-dama não participou da convenção do PL por estar realizando exames médicos, mas teve a pré-candidatura ao Senado.

há 9 minutos

Amazonas

Adolescentes desaparecidas em Manaus são localizadas em rodoviária de Porto Velho

As duas jovens de 17 anos desapareceram após saírem para a escola na sexta-feira.

há 43 minutos

Pará

Corrupção: Justiça Federal torna réus investigados por desvio de recursos da pandemia na gestão de Helder Barbalho

Oito denúncias do MPF foram aceitas pela Justiça. Os acusados responderão por supostos desvios de verbas públicas da saúde e da educação

há 1 hora

Esporte

Fifa enfrenta crise: Uefa articula saída de Gianni Infantino após plano bilionário da Copa do Mundo

Presidente da Fifa sofre pressão da Uefa após proposta de vender parte dos direitos comerciais da Copa do Mundo a investidores privados.

há 2 horas