A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra presidente russo Vladimir Putin

O presidente russo e uma funcionária do governo são acusados de deportar ilegalmente crianças de áreas ocupadas na Ucrânia.

Por Natan AMPOST

17/03/2023 às 13:59 - Atualizado em 17/03/2023 às 14:00

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiram nesta sexta-feira (17) mandados de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, e para a Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, por crimes de guerra em áreas ocupadas na Ucrânia.

A Câmara de Pré-Julgamento II do TPI considerou que os dois acusados são responsáveis pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia, segundo comunicado do TPI.

“O Sr. Vladimir Vladimirovich Putin, nascido em 7 de outubro de 1952, Presidente da Federação Russa, é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e de transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”, diz a nota.

Desde o início da guerra na Ucrânia, que completou um ano em 24 de fevereiro, a Rússia vem sendo acusada por organizações não-governamentais, por Kiev e até por uma investigação da Organização das Nações Unidas (ONU) de sequestrar crianças em regiões ucranianas tomadas pelo Exército do país e levá-las centros de “reeducação” em território russo.
O próprio Kremlin já admitiu o envio dos jovens ucranianos à Rússia, mas alega tratar-se de órfãos.

PUBLICIDADE

O procurador-chefe do TPI, Karim Khan, disse que centenas de crianças ucranianas foram levadas de orfanatos para a Rússia. “Muitas dessas crianças, alegamos, já foram entregues para adoção na Federação Russa”, disse ele.

A Rússia chamou a decisão de “sem sentido”. “As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm sentido para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

*Com informações do G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Esporte

Supercomputador aponta Brasil com quase 70% de chance de avançar às oitavas da Copa do Mundo 2026

Levantamento da Opta simulou 10 mil cenários para projetar os confrontos da segunda fase; Argentina aparece com o maior favoritismo entre todos os duelos.

há 30 minutos

Parintins

Isabelle Nogueira será homenageada pelo Garantido na última noite do Festival de Parintins

Cunhã-poranga se emocionou ao descobrir que inspirou uma das principais alegorias da apresentação deste domingo (28).

há 45 minutos

Polícia

Vigilante é rendido e amarrado por criminosos durante assalto no bairro Parque 10 em Manaus

Grupo com sete criminosos invadiu o local durante a madrugada, roubou equipamentos, bebidas e fugiu em um caminhão de pequeno porte.

há 59 minutos

Parintins

Festival de Parintins: segundo dia registra 36 ocorrências e sete prisões, apontam forças de segurança

Balanço da operação inclui prisões em flagrante, cumprimento de mandados, abertura de inquéritos e apreensão de dinheiro durante a segunda noite do festival.

há 1 hora

Manaus

Motociclista fica gravemente ferida após queda em Avenida da Zona Leste de Manaus

Acidente ocorreu na tarde deste domingo (28), na Avenida Cosme Ferreira, em frente ao Conjunto Barcelona.

há 2 horas