A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Trump afirma que EUA terão acesso irrestrito à Groenlândia após negociação com a Otan

Antes do avanço nas negociações, Trump elevou o tom contra a Groenlândia, chegando a ameaçar assumir o controle da ilha.

Por Jonas Souza

22/01/2026 às 19:56 - Atualizado em 30/05/2026 às 17:54

Resumo rápido

Donald Trump afirmou que os Estados Unidos terão acesso total e por tempo indeterminado à Groenlândia após negociações envolvendo a Otan. A declaração ocorre em meio a uma crise diplomática com países europeus, marcada por ameaças, envio de tropas e recuos estratégicos do governo norte-americano.

PUBLICIDADE

Notícias do Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o país terá “acesso total” e sem prazo de validade à Groenlândia, território autônomo pertencente à Dinamarca. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (22/1), durante entrevista à emissora Fox News Business, em meio às negociações envolvendo a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Ao ser questionado sobre a possibilidade de os Estados Unidos comprarem a ilha — ideia defendida por Trump ainda em seu primeiro mandato — o presidente evitou dar detalhes concretos. Segundo ele, as conversas seguem em curso e os termos finais ainda não foram oficializados.

“Estamos discutindo isso agora. Os detalhes estão sendo negociados, mas, essencialmente, é acesso total. Não há limite, não há prazo”, afirmou Trump.

Reunião com a Otan define estrutura do acordo

Embora o conteúdo do acordo ainda não tenha sido divulgado, Trump revelou que já existe uma “estrutura” definida em conjunto com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. A reunião ocorreu paralelamente ao Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.

PUBLICIDADE

Antes do avanço nas negociações, Trump elevou o tom contra a Groenlândia, chegando a ameaçar assumir o controle da ilha, inclusive por meios militares. O argumento apresentado foi o de segurança nacional e interesse estratégico dos Estados Unidos no Ártico.

As declarações geraram forte reação entre países europeus membros da Otan, que passaram a defender publicamente a proteção do território dinamarquês, conforme prevê o artigo 5º da aliança militar.

Envio de tropas e retaliação econômica

Em resposta às ameaças, pequenos contingentes militares de sete países da Otan foram enviados à Groenlândia. A medida provocou retaliação imediata de Trump, que anunciou tarifas de 20% contra essas nações.

No entanto, após o avanço das tratativas e a definição inicial do acordo, o presidente norte-americano recuou da taxação imposta a países como Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia.

A crise reforça a importância estratégica da Groenlândia no cenário internacional, especialmente diante da disputa por influência no Ártico. O posicionamento de Trump reacende debates sobre soberania, segurança global e o papel da Otan frente às ações unilaterais dos Estados Unidos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Justiça manda prender jornalista que foi perseguido armada por Carla Zambelli em 2022

Decisão judicial converteu pena restritiva em prisão em regime aberto após jornalista não quitar multa.

há 6 minutos

Polícia

Homem é preso por violência doméstica após agredir companheira e sogra em Manacapuru

Caso ocorreu durante discussão envolvendo um telefone celular e terminou com prisão em flagrante com base na Lei Maria da Penha.

há 17 minutos

Brasil

Itaú terá até 2028 para devolver valores cobrados indevidamente de clientes

O Itaú afirma possuir cerca de 100 milhões de clientes.

há 30 minutos

Esporte

Ancelotti revela o motivo que o fez convocar Neymar para a Copa de 2026

Treinador destacou a regularidade do atacante no Campeonato Brasileiro e afirmou que a decisão foi baseada no desempenho recente dentro de campo.

há 1 hora