A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Trump afirma que instalações militares do Irã foram destruídas

Segundo Trump, a ofensiva teria comprometido severamente a estrutura de defesa do Irã.

Por Jonas Souza

03/03/2026 às 16:19 - Atualizado em 05/04/2026 às 17:01

Resumo

Durante encontro na Casa Branca, Donald Trump afirmou que as instalações militares do Irã foram praticamente destruídas após ofensiva conjunta com Israel. O conflito já registra centenas de mortes e pode se prolongar por semanas.

Notícias do Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (3) que as instalações militares iranianas foram “praticamente todas destruídas”. A afirmação foi feita durante coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, na Casa Branca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia mais: Míssil do Irã falha após lançamento e cai em área urbana

Segundo Trump, a ofensiva teria comprometido severamente a estrutura de defesa do Irã.

Declarações sobre Marinha, Força Aérea e radares

Durante a fala, o presidente norte-americano afirmou que diversos setores das Forças Armadas iranianas foram neutralizados.

“Eles não têm Marinha. Ela foi destruída. Eles não têm Força Aérea. Ela foi destruída. Eles não têm sistemas de detecção aérea. Isso foi destruído. O radar deles foi destruído. E praticamente tudo foi destruído”, disse.

Trump também afirmou que, em algum momento, o Irã poderá recuar no conflito, mas ressaltou que os Estados Unidos seguirão avançando militarmente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Possível influência sobre Israel

Questionado sobre a ofensiva, Trump admitiu que pode ter influenciado a decisão israelense de agir.

De acordo com o presidente, tanto os EUA quanto Israel já estavam preparados para a operação, que, segundo ele, teve “impacto muito, muito forte”.

O encontro com Merz ocorreu em meio à escalada das tensões no Oriente Médio.

Conflito já soma centenas de mortos

O número de vítimas no Irã chegou a 787 no quarto dia de confrontos, conforme informou a Sociedade do Crescente Vermelho iraniano. Ainda segundo a entidade, 153 cidades do país foram atingidas por ataques coordenados de Estados Unidos e Israel.

A ofensiva também resultou na morte do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, fato que intensificou a crise regional.

Guerra pode se prolongar por semanas

Trump afirmou anteriormente que o conflito pode durar mais de um mês e declarou que os Estados Unidos possuem capacidade militar para sustentar a guerra por tempo indeterminado.

A expectativa no cenário internacional é de que os combates continuem nas próximas semanas, mantendo elevada a tensão no Oriente Médio.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Festival de Parintins 2026

Isabelle Nogueira se transforma em Gavião Real e leva torcida do Garantido ao delírio no Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do boi vermelho protagonizou um dos momentos mais marcantes da primeira noite ao representar a força da mulher indígena e a ancestralidade amazônica.

há 1 hora

Parintins

Garantido encerra a primeira noite do Festival de Parintins com espetáculo sobre ancestralidade indígena

Boi vermelho e branco encerrou a primeira noite do Festival de Parintins com alegorias grandiosas, lendas amazônicas e homenagens às tradições indígenas.

há 1 hora

Polícia

Polícia Federal vistoria bancos em Parintins e reforça segurança para o Festival 2026

Fiscalização verificou sistemas de segurança das agências bancárias e não encontrou irregularidades durante a Operação Parintins 2026.

há 2 horas

Amazonas

Marciele Albuquerque encanta o Bumbódromo ao surgir da Cobra Grande na estreia do Caprichoso em Parintins

Cunhã-Poranga protagonizou um dos momentos mais aguardados da primeira noite do Festival de Parintins ao representar a força feminina e a ancestralidade amazônica.

há 9 horas