Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Trump ameaça destruir Irã caso programa nuclear seja retomado

Após bombardeios a instalações nucleares iranianas, presidente dos EUA endurece discurso.

Por Jonas Souza

28/07/2025 às 18:03 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:48

Notícias do Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o Irã nesta segunda-feira (28), afirmando que destruirá o país caso o governo de Teerã decida retomar seu programa nuclear. A declaração foi feita após um encontro de Trump com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e ocorre em meio a tensões crescentes no Oriente Médio.

PUBLICIDADE

Leia mais: Aliança velada: Alberto Neto age sob comando de Omar Aziz nos bastidores da política amazonense, diz influenciadora

Eles têm enviado sinais muito ruins, sinais muito desagradáveis. E não deveriam estar fazendo isso… Nós acabamos com as possibilidades nucleares deles. Eles podem começar de novo. Se fizerem isso, vamos acabar com isso mais rápido do que vocês conseguem apontar o dedo”, afirmou o presidente em tom agressivo.

A ameaça surge dias após bombardeios norte-americanos atingirem instalações nucleares iranianas, como parte de uma ofensiva conjunta com Israel em 22 de junho. Os ataques atingiram os centros de Fordo, Isfahan e Natanz, causando, segundo o próprio Irã, graves danos às estruturas.

Resposta iraniana

Em entrevista à emissora americana Fox News, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, confirmou a extensão dos estragos, mas afirmou que o país não renunciará ao enriquecimento de urânio, classificando a atividade como uma conquista científica e um orgulho nacional. Araqchi também reiterou que qualquer novo acordo nuclear deve garantir ao Irã o direito ao enriquecimento.

PUBLICIDADE

Apesar da tensão, o diplomata indicou que Teerã está aberto a negociações indiretas com os Estados Unidos, mas descartou conversas diretas por enquanto. “Estamos dispostos a discutir formas de demonstrar que nosso programa é pacífico, em troca da suspensão das sanções”, afirmou.

Contexto do impasse

O acordo nuclear de 2015, firmado entre o Irã, os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha, previa a limitação do programa nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções internacionais. No entanto, o pacto foi rompido em 2018, quando Trump retirou os EUA do acordo de forma unilateral e restabeleceu as sanções.

Araqchi destacou que, mesmo com as perdas provocadas pelos bombardeios, a tecnologia nuclear iraniana não foi eliminada. “Nosso programa não é algo importado do exterior que possa ser destruído com bombas”, afirmou.

Em publicação na rede Truth Social, Trump reagiu à entrevista de Araqchi com provocação: “Justo como eu disse, e faremos de novo se for necessário!”

Enquanto isso, o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, assegurou que o país está preparado para responder a novos ataques, e mantém forças de defesa ativas, mesmo após Israel ter atacado depósitos de armamentos iranianos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Esporte

Nacional elimina Iguatu nos pênaltis e fica a dois jogos do acesso inédito à Série C

Leão da Vila Municipal venceu por 5 a 4 nas penalidades após empate em 1 a 1 e chegou pela primeira vez às quartas de final da Série D.

há 15 minutos

Amazonas

Buscas por adolescente desaparecido em rio de Barreirinha chegam ao segundo dia neste domingo (26)

Rômulo Carneiro de Castro, de 12 anos, desapareceu nas águas do Paraná do Ramos.

há 1 hora

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 9 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 9 horas

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 10 horas