O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Trump chama retaliação do Irã de “fraca” após ataque com mísseis contra base dos EUA no Catar

Presidente dos EUA disse que quase todos os mísseis foram interceptados e agradeceu ao Irã por ter avisado com antecedência, evitando vítimas.

Por michael

23/06/2025 às 17:42

Donald Trump comenta ataque do Irã à base dos EUA no Catar durante discurso, com expressão confiante e fundo azul com estrelas ao fundo

Donald Trump comenta ataque do Irã à base dos EUA no Catar durante discurso – Foto: wikemedia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (23) que a retaliação do Irã após os ataques norte-americanos às instalações nucleares iranianas foi “muito fraca”. A declaração foi feita em publicação na rede Truth Social, após mísseis iranianos atingirem uma base militar americana no Catar.

De acordo com Trump, foram lançados 14 mísseis pelos iranianos, dos quais 13 foram interceptados pelas defesas americanas. O único que não foi abatido teria seguido para uma área sem risco, segundo o presidente. Ele também garantiu que não houve feridos entre militares dos Estados Unidos e do Catar, nem danos significativos à base.

PUBLICIDADE

“O Irã respondeu oficialmente à nossa destruição de suas instalações nucleares com uma resposta muito fraca, o que esperávamos e que combatemos com muita eficácia”, escreveu Trump.

Ainda segundo o presidente americano, o governo iraniano teria avisado com antecedência sobre o ataque, o que teria possibilitado evacuar áreas sensíveis e evitar perdas humanas. Trump agradeceu o gesto e afirmou que isso pode abrir caminho para a paz.

“Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido. Talvez o Irã possa agora prosseguir para a Paz e a Harmonia na Região, e eu encorajarei Israel com entusiasmo a fazer o mesmo.”

PUBLICIDADE

Fontes ouvidas pela CNN confirmaram que autoridades iranianas avisaram o Catar previamente sobre o lançamento dos mísseis, com o objetivo de minimizar vítimas. Ainda assim, o presidente iraniano classificou o ataque como “poderoso e destrutivo”.

Apesar do tom conciliador de Trump, o clima no Oriente Médio segue tenso. O governo do Catar declarou que tem direito a responder caso seja diretamente envolvido no conflito. Ao mesmo tempo, o presidente dos EUA agradeceu ao emir do Catar por “esforços em prol da paz” e afirmou que “é hora de paz”.

PUBLICIDADE

Leia também:

Netanyahu exalta Trump após ataque a instalações nucleares do Irã

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Presidente da CBF se encontra com Ronaldo nos EUA e diz: ‘Portas estão sempre abertas’

Ronaldo tentou ser candidato à presidência da CBF, mas desistiu em março.

há 2 horas

Polícia

Homem é preso após espancar ex-companheira por não aceitar fim do relacionamento no Amazonas

A agressão ocorreu na presença dos filhos do casal, de apenas 3 e 5 anos de idade.

há 3 horas

Brasil

Congresso cobra STF que valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo Lula

Em documento protocolado no STF, Câmara e Senado acusam o governo Lula de desvirtuar a finalidade regulatória do IOF.

há 3 horas

Brasil

Flávio Bolsonaro responsabiliza Lula por sanções de Trump: “Estou aqui preocupadíssimo”

Senador disse que o Brasil não tem capacidade de negociação com os EUA e defendeu a anistia.

há 4 horas

Brasil

Brasil tem o Judiciário mais caro do mundo, revela levantamento do Tesouro Nacional

Sistema Judiciário consome mais recursos públicos que toda a estrutura de policiamento, bombeiros e sistema prisional somados, segundo dados do Tesouro Nacional.

há 4 horas