
Donald Trump comenta ataque do Irã à base dos EUA no Catar durante discurso – Foto: wikemedia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (23) que a retaliação do Irã após os ataques norte-americanos às instalações nucleares iranianas foi “muito fraca”. A declaração foi feita em publicação na rede Truth Social, após mísseis iranianos atingirem uma base militar americana no Catar.
De acordo com Trump, foram lançados 14 mísseis pelos iranianos, dos quais 13 foram interceptados pelas defesas americanas. O único que não foi abatido teria seguido para uma área sem risco, segundo o presidente. Ele também garantiu que não houve feridos entre militares dos Estados Unidos e do Catar, nem danos significativos à base.
PUBLICIDADE
“O Irã respondeu oficialmente à nossa destruição de suas instalações nucleares com uma resposta muito fraca, o que esperávamos e que combatemos com muita eficácia”, escreveu Trump.
Ainda segundo o presidente americano, o governo iraniano teria avisado com antecedência sobre o ataque, o que teria possibilitado evacuar áreas sensíveis e evitar perdas humanas. Trump agradeceu o gesto e afirmou que isso pode abrir caminho para a paz.
“Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido. Talvez o Irã possa agora prosseguir para a Paz e a Harmonia na Região, e eu encorajarei Israel com entusiasmo a fazer o mesmo.”
PUBLICIDADE
Fontes ouvidas pela CNN confirmaram que autoridades iranianas avisaram o Catar previamente sobre o lançamento dos mísseis, com o objetivo de minimizar vítimas. Ainda assim, o presidente iraniano classificou o ataque como “poderoso e destrutivo”.
Apesar do tom conciliador de Trump, o clima no Oriente Médio segue tenso. O governo do Catar declarou que tem direito a responder caso seja diretamente envolvido no conflito. Ao mesmo tempo, o presidente dos EUA agradeceu ao emir do Catar por “esforços em prol da paz” e afirmou que “é hora de paz”.
PUBLICIDADE
Leia também:
Netanyahu exalta Trump após ataque a instalações nucleares do Irã