Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Trump confirma novo ataque a barco no Caribe que resultou na morte de “narcoterroristas venezuelanos”

O comunicado de Trump foi publicado em sua rede social.

Por Natan AMPOST

15/09/2025 às 16:46 - Atualizado em 15/09/2025 às 16:48

Notícias do Mundo A crise diplomática entre Estados Unidos e Venezuela ganhou novos capítulos nesta segunda-feira (15), após o presidente americano Donald Trump anunciar que a Marinha dos EUA realizou um novo ataque contra uma embarcação no Caribe, resultando na morte de três pessoas, classificadas por ele como “narcoterroristas venezuelanos”. Poucas horas antes, o ditador venezuelano Nicolás Maduro havia declarado que Caracas “se defenderá de qualquer agressão militar”.

O comunicado de Trump foi publicado em sua rede social, Truth Social. O republicano afirmou que a operação visava combater cartéis de drogas que, segundo ele, ameaçam diretamente a segurança nacional americana.

PUBLICIDADE

— Esta manhã, sob minhas ordens, as Forças Militares dos Estados Unidos realizaram um segundo ataque contra cartéis de narcotráfico e narcoterroristas extraordinariamente violentos. O ataque ocorreu enquanto esses narcoterroristas confirmados da Venezuela estavam em águas internacionais transportando narcóticos ilegais — uma arma mortal que envenena os americanos! — escreveu Trump.

Segundo ataque em menos de duas semanas

Este é o segundo ataque realizado pelos Estados Unidos na região em menos de 15 dias. No dia 3 de setembro, uma operação semelhante resultou na morte de 11 pessoas em uma embarcação também acusada de transportar drogas. O episódio gerou forte repercussão internacional e levantou questionamentos sobre possíveis violações do direito internacional marítimo por parte de Washington.

Leia também: Pai de criança agredida por oficial do TJAM diz que filho sofre com dores e traumas: “Só quero Justiça”

Críticos da política externa americana argumentam que, ao atacar barcos em águas internacionais sem coordenação com organismos multilaterais, os Estados Unidos podem estar ultrapassando limites jurídicos. Já apoiadores da medida sustentam que os ataques reforçam o combate ao tráfico de drogas e protegem diretamente a população americana.

PUBLICIDADE

Maduro reage e promete defesa

Logo após a divulgação da operação, Nicolás Maduro reforçou o discurso de que os Estados Unidos estariam promovendo uma “agressão militar” contra a Venezuela.

— Há uma agressão em andamento, de caráter militar, e a Venezuela está autorizada pelas leis internacionais a enfrentá-la — declarou o presidente venezuelano em pronunciamento televisionado.

Em entrevista coletiva à imprensa internacional, Maduro afirmou ainda que “as comunicações com o governo dos Estados Unidos estão desfeitas” e acusou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, de ser o “senhor da morte e da guerra”.

Escalada da tensão no Caribe

As declarações aumentam o clima de instabilidade na região do Caribe, onde embarcações de guerra americanas têm intensificado patrulhas próximas ao território venezuelano. Analistas de política internacional destacam que a disputa envolve não apenas a questão do narcotráfico, mas também tensões políticas mais amplas, uma vez que Maduro busca apoio internacional para enfrentar as medidas unilaterais dos EUA.

O novo ataque reacende temores de que a situação possa escalar para confrontos militares diretos entre os dois países. Até o momento, organismos multilaterais como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a ONU não se pronunciaram oficialmente sobre os episódios recentes, mas diplomatas avaliam que pressões devem aumentar nos próximos dias.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Resultado das Loterias Caixa: confira os números da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania, +Milionária, Dia de Sorte e Super Sete

A Caixa Econômica Federal realizou nesta quarta-feira (22) os sorteios de sete modalidades das Loterias Caixa.

há 1 hora

Amazonas

Roberto Cidade reúne lideranças jovens e destaca propostas para juventude durante pré-campanha em Manaus

Encontro reuniu participantes da capital e do interior do Amazonas para discutir propostas voltadas à juventude e à construção do plano de governo do pré-candidato à reeleição.

há 2 horas

Brasil

Lancha da SEMED de Santarém naufraga com 13 pessoas; veja

Embarcação da Secretaria Municipal de Educação de Santarém afundou próximo à comunidade Ponta Grande.

há 2 horas

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade reforça compromisso com proteção de crianças e adolescentes durante seminário sobre os 36 anos do ECA em Manaus

Thaisa destacou ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da rede de proteção durante evento realizado na Assembleia Legislativa.

há 3 horas

Brasil

Trabalho escravo: idoso que dormia no meio de porcos e bois é resgatado em fazenda

Homem vivia isolado em propriedade localizada na Estação Ecológica Terra do Meio, em Altamira, sem acesso adequado à alimentação, água potável e moradia digna.

há 3 horas