A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Trump convida Lula e amplia “Conselho da Paz” para Gaza

Milei confirma participação e governo brasileiro ainda não responde.

Por Beatriz Silveira

18/01/2026 às 10:26

Foto: PR

Resumo

O texto informa que Donald Trump ampliou a lista de países convidados a integrar um “Conselho da Paz”, idealizado pelos EUA para conduzir a transição política, a segurança e a reconstrução da Faixa de Gaza. A matéria cita os líderes convidados, registra que o governo Lula ainda não respondeu, e destaca que Javier Milei confirmou presença nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Notícias do Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu ampliar a lista de nações convidadas para integrar o “Conselho da Paz”, órgão idealizado pelos EUA para capitanear a transição política, a segurança e a reconstrução da Faixa de Gaza. Foram convidados o  presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente argentino Javier Milei, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi e o primeiro-ministro canadense Mark Carney.

O governo Lula ainda não respondeu ao convite, mas confirmou que ele foi enviado  à Embaixada Brasileira nos EUA na última sexta (16/1).

Leia também: Conselho pede afastamento de presidente da Grande Família após prisão por agressão

Em publicação no X, o presidente da Argentina, Javier Milei, já confirmou presença. O mandatário argentino celebrou a inclusão de seu país como “membro fundador” do grupo. Ele escreveu:

“É uma honra para mim ter recebido esta noite o convite para que a Argentina integre, como membro fundador, do Conselho da Paz. A Argentina sempre estará do lado dos países que lutam de frente contra o terrorismo, que defendem a vida e a propriedade, e que promovem a paz e a liberdade”.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Pará

Vídeo mostra prefeito de Tucuruí ameaçando cortar saúde e educação de aldeia durante protesto indígena

Declaração foi feita durante negociação para liberar a BR-422, bloqueada por indígenas da etnia Assurini em reivindicação ligada ao DNIT.

há 24 minutos

Famosos

Marrone da dupla com Bruno surpreende ao dizer em show que é meio gay: “Todo mundo gosta um pouquinho”

Declaração bem-humorada do cantor sertanejo viralizou nas redes sociais.

há 55 minutos

Amazonas

Lula confirma que não vai ao Festival de Parintins 2026 e envia mensagem aos torcedores de Caprichoso e Garantido

Presidente gravou um vídeo para o povo amazonense, elogiou o Festival Folclórico de Parintins e afirmou que seu “coração estará” na festa.

há 59 minutos

Manaus

Prefeito Renato Junior anuncia ajuda humanitária à Venezuela e relembra apoio durante a crise do oxigênio na pandemia em Manaus 

Prefeito Renato Junior mobiliza força-tarefa com alimentos, água, medicamentos e colchões para atender vítimas da tragédia.

há 1 hora

Mundo

Bebê recém-nascido é encontrado vivo após ficar 32 horas sob escombros de terremoto na Venezuela

Recém-nascido foi resgatado junto com a mãe em La Guaira, um dos estados mais atingidos pelos terremotos que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos.

há 2 horas