Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Trump critica construção de estrada na Amazônia: “devastaram a floresta”

Presidente dos EUA chama obra de “grande escândalo” e destaca impacto ambiental.

Por Marcia Jornalist

09/11/2025 às 15:37 - Atualizado em 10/11/2025 às 10:16

Notícias do Mundo O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua plataforma Truth Social para criticar a construção da Avenida da Liberdade em Belém, Pará.

PUBLICIDADE

Essa estrada de 13 quilômetros, que corta áreas de floresta e comunidades locais, tem gerado polêmica e foi alvo de protestos. Trump descreveu a obra como um “grande escândalo”, alegando que 100.000 árvores foram derrubadas para sua construção, uma afirmação que ecoou uma reportagem da Fox News.

O projeto foi acelerado após a escolha de Belém como sede da COP30, o que intensificou a controvérsia.

Em resposta, o governador do estado, Helder Barbalho defendeu a obra, afirmando que ela beneficiará mais de 2 milhões de pessoas ao melhorar a mobilidade na região metropolitana. A Secretaria Extraordinária para a COP30, vinculada à Casa Civil do Brasil, reiterou que a construção não era parte das obras previstas para a conferência.

“Em vez de falar de estradas, o presidente norte-americano deveria apontar caminhos contra as mudanças climáticas. Poderia celebrar a redução histórica no desmatamento da Amazônia — com destaque para o estado do Pará, que obteve o seu melhor resultado. Ou, no mínimo, seguir o exemplo do Governo do Brasil e investir mais de US$ 1 bilhão para salvar florestas no mundo. Ainda dá tempo de passar na COP30, presidente Trump. Esperamos você com um tacacá. É melhor agir do que postar”, disse.

Essas críticas se inscrevem em um contexto mais amplo, onde a política ambiental dos Estados Unidos tem mudado drasticamente.

Enquanto Trump retirou o país do Acordo de Paris, seu secretário de Energia, Chris Wright, chamou a COP30 de “farsa”. As tensões geopolíticas e as questões ambientais continuam a ser tema de debate, refletindo as divisões nas abordagens globais em relação ao clima.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Mundo

Terremoto de magnitude 5,5 atinge o Peru e autoridades emitem alerta para possíveis desabamentos

Abalo sísmico ocorreu no distrito de Huay-Huay, no centro do país, e teve epicentro a 143 quilômetros de profundidade.

há 21 minutos

Amazonas

Corpo de guia de turismo desaparecido após descarga elétrica é encontrado em Presidente Figueiredo

Marcos Roberto Gomes da Silva, de 44 anos, estava desaparecido desde domingo (12), após colidir com um cabo de energia e cair em um lago na zona rural do município.

há 32 minutos

Manaus

Falta de energia em Manaus: veja os bairros que terão desligamento programado nesta quarta (15)

Manutenção na rede elétrica afetará sete bairros da capital amazonense. Interrupções ocorrerão em horários diferentes ao longo do dia.

há 50 minutos

Brasil

PL redesenha estratégia para campanha de Flávio Bolsonaro após restrição de visitas ao ex-presidente

Aliados avaliam impactos da decisão de Alexandre de Moraes na pré-campanha presidencial do senador. Defesa pretende recorrer da medida ao STF.

há 60 minutos

Amazonas

Cetam abre 25,9 mil vagas em cursos gratuitos no Amazonas; veja como se inscrever

Oportunidades são destinadas a moradores do Amazonas e incluem capacitações nas áreas de tecnologia, gestão, idiomas e sustentabilidade. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet.

há 1 hora