Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Trump dá ultimato ao Irã e ameaça escalada militar em 48 horas

Em declaração pública, Trump afirmou que o tempo para uma solução está se esgotando.

Por Jonas Souza

04/04/2026 às 15:54 - Atualizado em 04/04/2026 às 21:22

Resumo

O presidente dos EUA, Donald Trump, fez novas ameaças ao Irã e deu prazo de 48 horas para a reabertura do Estreito de Ormuz ou avanço em negociações. A crise já dura mais de um mês e aumenta a tensão global, com impacto direto no petróleo e na diplomacia internacional.

Notícias do Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elevar o tom contra o Irã neste sábado (4), ao estabelecer um prazo de 48 horas para que o país reabra o Estreito de Ormuz ou avance em um acordo diplomático.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia mais: Irã diz ter atacado navio ligado a Israel no Estreito de Ormuz

Em declaração pública, Trump afirmou que o tempo para uma solução está se esgotando e advertiu que, caso não haja resposta, o país do Oriente Médio enfrentará consequências severas.

Segundo ele, o prazo faz parte de um ultimato maior, inicialmente estipulado em dez dias. “O tempo está acabando”, indicou, ao reforçar que a janela final de 48 horas antecederia uma possível escalada militar.

Negociações contestadas

Apesar da pressão americana, o Irã nega qualquer compromisso com negociações em andamento. Autoridades iranianas afirmam que não aceitaram condições impostas por Washington.

Ao mesmo tempo, o governo iraniano acusa os Estados Unidos de articularem uma ofensiva terrestre enquanto mantêm discurso público favorável ao diálogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conflito sem solução próxima

A guerra envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã já ultrapassa um mês sem sinais claros de desfecho.

Nos últimos dias, declarações contraditórias aumentaram a incerteza, com Trump chegando a sugerir que o atual governo iraniano seria mais aberto ao diálogo — ao mesmo tempo em que mantém ameaças de ataques a infraestruturas estratégicas.

Estreito de Ormuz no centro da crise

O Estreito de Ormuz segue fechado há mais de um mês, tornando-se o principal ponto de tensão global. Cerca de 20% do petróleo mundial passa por essa rota, o que amplia os impactos econômicos da crise.

A interrupção do tráfego marítimo tem pressionado os preços internacionais da commodity e aumentado o risco de desabastecimento em diversas regiões. A situação mobiliza a Organização das Nações Unidas, onde está em discussão uma proposta para autorizar o uso da força com o objetivo de reabrir o canal.

A votação, no entanto, foi adiada após resistência de países como China, Rússia e França, que têm poder de veto no Conselho de Segurança.

Além do debate na ONU, o Reino Unido sediou uma reunião com representantes de mais de 40 países para discutir possíveis respostas à crise. Entre as medidas avaliadas estão sanções contra o Irã, numa tentativa de pressionar pela reabertura da rota e evitar uma escalada militar ainda maior.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Trabalhadores da construção civil entram em greve e protestam em Manaus

Manifestação realizada na manhã desta sexta-feira (17) reuniu trabalhadores da construção civil, que acusam o sindicato patronal de negar reajuste salarial e benefícios. O grupo anunciou que seguirá para o Ministério do Trabalho.

há 2 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro afirma que foto ao lado de “Sicário” foi manipulada por inteligência artificial

Senador e pré-candidato à Presidência alega que imagem é uma montagem digital para prejudicar sua imagem política; portal ICL Notícias foi o responsável pela divulgação original.

há 30 minutos

Amazonas

SSP lança Operação Ocupação após ataques contra casas de policiais em Manaus

Ação reúne forças de segurança em bairros considerados estratégicos para reforçar o combate ao crime organizado.

há 42 minutos

Acre

Crueldade em presídio: cadela da Polícia Penal é envenenada durante patrulhamento

Nikita, uma Rottweiler treinada para atuar na segurança do complexo prisional, recebeu atendimento veterinário e o caso é investigado.

há 55 minutos

Manaus

Acidente entre carro e motocicleta causa transtorno na Avenida Nathan Xavier, em Manaus

Colisão ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), na zona leste da capital. Apesar do impacto, ninguém ficou ferido.

há 1 hora