Trump diz não ter pressa em fechar acordos para reduzir tarifas comerciais
Representantes do governo japonês tentaram, sem sucesso, avançar nas negociações com autoridades americanas.
- Arne Dedert/picture alliance via Getty Images
Notícias do Mundo – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (17) que não há pressa por parte dos EUA em firmar acordos para reduzir as tarifas comerciais impostas a produtos de diversos países. A declaração foi dada após um almoço com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em Washington.
PUBLICIDADE
“Haverá um acordo comercial. Espero firmemente por isso, mas será um acordo justo”, disse Trump ao ser questionado sobre as negociações com a União Europeia (UE). “Não temos pressa. Vamos ter pouquíssimos problemas para chegar a um acordo com a Europa ou com qualquer outro [país]”, completou.
Na véspera, representantes do governo japonês tentaram, sem sucesso, avançar nas negociações com autoridades americanas. Apesar disso, Trump disse que as conversas continuam em andamento. “Estamos nos movendo bem. Praticamente todos querem negociar”, afirmou, destacando que há “muitas conversas de alto nível” em curso com diferentes países.
Na semana passada, Trump anunciou a suspensão, por 90 dias, das tarifas mais altas aplicadas à União Europeia e outros parceiros comerciais. A medida foi bem recebida pelo bloco europeu e incentivou uma intensificação nas tratativas bilaterais. Inicialmente, a UE havia sido atingida por tarifas de 20%, reduzidas posteriormente para 10%. No entanto, caso não haja acordo, os EUA podem voltar a elevar as tarifas.
Apoio à premiê italiana
Durante a coletiva, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni se mostrou otimista quanto a um possível entendimento entre os dois blocos. “Devemos falar francamente sobre nossas necessidades para encontrarmos um ponto comum”, afirmou.
Trump elogiou a líder italiana, classificando-a como “uma das verdadeiras líderes do mundo”. “Ela fez um trabalho fantástico na Itália. É uma boa primeira-ministra e estou orgulhoso de estar ao lado dela”, concluiu.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






