Trump diz que em sua gestão EUA só reconhecerá os gêneros “masculino e feminino”
Presidente dos Estados Unidos promete acabar com programas de diversidade, equidade e inclusão.
- Foto: reprodução
Durante seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, na tarde desta segunda-feira (20), Donald Trump anunciou medidas polêmicas voltadas à diversidade e ao gênero. Entre as promessas está a extinção de programas de diversidade e a alteração das políticas federais que reconhecem diferentes identidades de gênero.
PUBLICIDADE
“Esta semana, também porei fim à política governamental de tentar incorporar socialmente a raça e o gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Vamos forjar uma sociedade que não enxergue duas cores e que seja baseada no mérito. Será política oficial dos EUA que existam apenas dois gêneros: masculino e feminino”, declarou Trump.
A Casa Branca planeja emitir ainda hoje uma ordem executiva que redefiniria os critérios para o reconhecimento de gêneros nos Estados Unidos. De acordo com fontes do governo, o Departamento de Estado, o Departamento de Segurança Interna e outras agências serão instruídos a remover as opções “não-binário” e “outras” de documentos federais, como passaportes e vistos.
A medida, que reflete uma postura conservadora em relação às questões de identidade de gênero, foi antecipada por promessas de campanha. Em dezembro, durante o AmericaFest – conferência para jovens conservadores realizada em Phoenix –, Trump havia garantido que tomaria a iniciativa de “deter” o que chamou de “loucura transgêmera” no início de seu novo mandato. Na ocasião, também afirmou que manteria “homens fora dos esportes femininos”, referindo-se a atletas transgîneros que competem em categorias femininas.
O discurso de Trump reforça a divisão de opiniões nos Estados Unidos. Enquanto conservadores apoiam as medidas, grupos de direitos humanos e defensores da diversidade criticam a ação.
Nesta segunda-feira (20), Donald Trump fez o seu juramento de posse e se tornou o 47º presidente dos Estados Unidos.
“Eu, Donald Trump, juro solenemente que executarei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos e, com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos. Que Deus me ajude”, afirmou, enquanto erguia a mão direita.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






