O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Trump diz querer negociar fim de armas nucleares com Rússia e China

O presidente dos EUA deseja negociar um controle de armas nucleares com os dois países.

  • 14/02/2025 às 12:24

  • Leitura em dois minutos

Donald Trump disse nesta quinta-feira, 13, que deseja negociar um controle de armas nucleares com Rússia e China, para que eventualmente os três países possam cortar pela metade seus orçamentos de Defesa. O presidente dos EUA lamentou as centenas de bilhões de dólares gastos na construção de armas nucleares e disse que espera obter compromissos para cortar gastos. “Não há razão para estarmos construindo armas nucleares novas, já temos tantas”, disse. “Você poderia destruir o mundo 50 vezes, 100 vezes.” “Estamos todos gastando muito dinheiro que poderíamos gastar em outras coisas que são realmente, espero que sejam muito mais produtivas”, disse Trump.

Enquanto EUA e Rússia possuem os dois maiores estoques de armas nucleares desde a Guerra Fria, Trump disse que a China alcançaria sua capacidade de causar devastação “dentro de cinco ou seis anos”.

PUBLICIDADE

O presidente americano ainda disse que procuraria se envolver em negociações nucleares com os dois países assim que “endireitarmos tudo” no Oriente Médio e na Ucrânia.

“Uma das primeiras reuniões que quero ter é com o presidente Xi da China, o presidente Putin da Rússia. E eu quero dizer: ‘vamos cortar nosso orçamento militar pela metade.’ E nós podemos fazer isso. E eu acho que seremos capazes.”

Trump, em seu primeiro mandato, tentou e não conseguiu trazer a China para as negociações de redução de armas nucleares quando os EUA e a Rússia estavam negociando uma extensão de um pacto conhecido como New Start.

PUBLICIDADE

A Rússia suspendeu sua participação no tratado durante o governo Biden, enquanto os EUA e a Rússia continuaram em programas massivos para estender a vida útil ou substituir seus arsenais nucleares da era da Guerra Fria.

A ideia de negociar um acordo com Rússia e China para cortar pela metade os gastos com defesa contradiz o que Trump vem exigindo de aliados europeus, que deveriam, segundo ele, aumentar os gastos militares de 2% para 5% do PIB – os EUA gastam 3,4% do PIB em defesa.D

PUBLICIDADE

Estadão Conteúdo

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias