
Foto: Reprodução
Notícias do Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “excelente” o ataque de Israel ao Irã, ocorrido na noite de quinta-feira (13), e alertou que novas ofensivas ainda mais severas podem acontecer. Em entrevista à ABC News, Trump afirmou que o Irã teve tempo para negociar, mas não aproveitou a oportunidade.
“Acho que foi excelente. Demos a eles uma chance e não aproveitaram. Eles foram atingidos com força, muita força. E há mais por vir. Muito mais”, disse o presidente norte-americano, segundo um repórter da emissora, em publicação na rede social X.
PUBLICIDADE
Em mensagens divulgadas na plataforma Truth Social, Trump explicou que havia dado ao Irã um ultimato de 60 dias para firmar um novo acordo nuclear. Como o prazo venceu sem avanços, ele declarou que o regime iraniano agora pode enfrentar consequências mais duras.
Leia mais: Elon Musk e secretário de Trump tiveram briga com agressão na Casa Branca, revela jornal
“Hoje é o 61º dia. Eu disse o que fazer, mas eles simplesmente não conseguiram. Agora têm, talvez, uma segunda chance!”, escreveu Trump.
PUBLICIDADE
O presidente norte-americano também afirmou que os próximos ataques planejados serão ainda mais brutais, caso o Irã insista em ignorar os alertas: “Já houve grande morte e destruição, mas ainda há tempo para que esse massacre chegue ao fim”, afirmou.
Israel confirmou a ofensiva militar, que teve como alvos instalações nucleares, fábricas de mísseis balísticos e comandantes militares iranianos. O governo israelense afirma que a operação visa impedir o Irã de desenvolver uma bomba nuclear.
PUBLICIDADE
Até o momento, o Irã não respondeu formalmente às declarações de Trump, mas autoridades do regime classificaram os bombardeios como “atos de guerra” e prometeram retaliações. A tensão reacende temores de um conflito regional de grandes proporções no Oriente Médio.