A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Trump Media e Rumble acusam Moraes de censura e movem processo nos EUA

Plataformas argumentam que ordens do ministro do STF violam a Primeira Emenda e violam soberania americana.

Por Hugo Guimarães

14/07/2025 às 11:42 - Atualizado em 05/08/2025 às 11:03

Foto: reprodução

Notícias do Mundo – A empresa de mídia de Donald Trump (Trump Media) e a plataforma de vídeos Rumble apresentaram na segunda-feira (14/7), nos Estados Unidos, uma petição judicial acusando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de praticar censura extraterritorial. As empresas apontam ilegalidade em decisões que exigem o bloqueio da conta do comentarista brasiliense Rodrigo Constantino, cidadão americano residente na Flórida.

PUBLICIDADE

Segundo o documento, Moraes determinou o bloqueio da conta, a preservação de dados pessoais do usuário e sua transferência ao Brasil, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. As plataformas alegam que esse tipo de medida não respeita a legislação americana nem o devido processo legal internacional.

Leia mais: Presidente do STF responde Trump e nega perseguição política no Brasil

A petição afirma que o caso envolve discurso político não violento, protegido pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA, e foi emitido sem notificação prévia ao governo ou às empresas norte-americanas. Sustentam também que a conta de Constantino estava inativa desde dezembro de 2023 e já havia sido bloqueada no Brasil desde fevereiro de 2025, o que tornaria a ordem “funcionalmente sem sentido”

A ação ocorre em meio a uma escalada diplomática, após Trump anunciar tarifa de 50% sobre exportações brasileiras. O episódio aumenta a pressão sobre as relações entre os dois países e traz à tona um confronto jurídico sobre jurisdição e liberdade de expressão

A Justiça da Flórida já intimou Moraes anteriormente, em ação similar apresentada em junho. A nova petição reforça os argumentos das plataformas, que defendem que qualquer resposta ao processo deve seguir os trâmites legais dos EUA, incluindo notificação formal, jurisdição adequada e respeito à soberania americana

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

Ronaldo Tiradentes denuncia suposto desvio de R$ 500 milhões em recursos de inovação da Samsung

Caso deverá ser encaminhado à Polícia Federal, Ministério Público Federal e Suframa para apuração.

há 4 minutos

Polícia

Líder religioso é preso por suspeita de estupro de criança indígena em Barreirinha

A investigação contou com apoio da Funai, Polícia Militar e órgãos de assistência indígena.

há 32 minutos

Manaus

Abertas inscrições para curso gratuito de informática para crianças e adolescentes em instituto de Manaus

Capacitação é destinada para jovens de 13 a 17 anos com aulas de hardware, internet, pacote Office e segurança digital no instituto F3M-INSF3M .

há 46 minutos

Brasil

Moraes inicia voto e julgamento de Eduardo Bolsonaro avança no STF

Relator Alexandre de Moraes analisou questões processuais e iniciou votação em ação penal que apura suposta tentativa de interferência em processo judicial.

há 54 minutos

Política

Sessão da CMM termina em bate-boca após calúnia de Coronel Rosses contra vereadores

Parlamentares exigiram provas das denúncias feitas pelo vereador nas redes sociais e rebateram acusações feitas durante sessão.

há 1 hora