Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Trump proíbe admissão de estudantes estrangeiros em Harvard

A Casa Branca justifica a ação como uma medida para salvaguardar a segurança nacional.

Por Marcia Jornalist

05/06/2025 às 10:06

Notícias do Mundo O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (4/6) uma ordem executiva que barrará a Universidade de Harvard de aceitar novos estudantes estrangeiros. A Casa Branca justifica a ação como uma medida para salvaguardar a segurança nacional.

PUBLICIDADE

No documento, o governo expressa preocupações de que instituições como Harvard possam estar sendo utilizadas por “adversários estrangeiros” para obter acesso indevido a pesquisas e espalhar desinformação. O comunicado também faz referência a alertas do FBI sobre tentativas de espionagem e mal-uso de inovações desenvolvidas em universidades americanas.

A Casa Branca criticou Harvard por não fornecer informações adequadas ao Departamento de Segurança Interna (DHS) sobre possíveis atividades suspeitas envolvendo estudantes internacionais. O governo considera alarmante que apenas três casos tenham sido relatados pela universidade, dado o número elevado de alunos estrangeiros no campus.

Além disso, a ordem menciona que Harvard recebeu aproximadamente US$ 150 milhões da China, insinuando que a universidade colaborou com indivíduos vinculados ao Partido Comunista Chinês e a projetos com potenciais aplicações militares.

Essa medida intensifica a already tensa relação entre o governo Trump e Harvard. Na última quinta-feira (29/5), o DHS havia sinalizado a intenção de suspender a certificação da universidade no Programa Federal de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio, essencial para a admissão de estudantes internacionais. No entanto, ações judiciais impediram esse avanço, levando Trump a recorrer a uma ordem executiva, que possui força legal.

LEIA MAIS: Grávida de 8 meses é arrastada da cozinha e devorada por crocodilo

Essa proibição poderá afetar diretamente cerca de 7 mil alunos internacionais atualmente matriculados em Harvard, representando cerca de 25% do corpo discente. Em resposta, a universidade expressou forte desaprovamento, afirmando que “sem seus estudantes internacionais, Harvard não é Harvard”, e classificou a ordem como uma violação da Primeira Emenda da Constituição dos EUA e outras legislações federais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Jovem morre afogado na praia da Ponta Negra, em Manaus

Vítima teria ultrapassado a área permitida para banho e não resistiu, apesar das tentativas de reanimação realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

há 16 minutos

Amazonas

Incêndio de grandes proporções atinge prédio em Tefé, no interior do Amazonas; veja o vídeo

Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas em imóvel localizado em frente ao cartório da cidade.

há 1 hora

Polícia

Homem em surto por causa de drogas é preso após bater na tia em Manaus

Suspeito de 21 anos tentou fugir da viatura da 8ª Cicom, mas foi contido e levado para a DECCM; vítima relata que agressões e intimidações eram recorrentes.

há 2 horas

Brasil

Resultado da Mega-Sena: veja os números sorteados neste domingo (26)

Concurso 3.036 teve prêmio estimado em R$ 70 milhões.

há 3 horas

Amazonas

‘Homem-Peixe’ atravessa Rio Amazonas a nado em missão pela preservação ambiental

Ativista colombiano Wilber Honório Muñoz, conhecido como “Super-H”, realiza desafio entre Prainha e Almeirim, no Pará, para chamar atenção à conservação dos rios.

há 3 horas