O presidente dos EUA Donald Trump disse que ele espera se reunir com o presidente chinês Xi Jinping no encontro do G20 marcado para 28 e 29 de junho. “Isso será, eu acho, provavelmente uma reunião bem produtiva”, disse Trump.
O presidente dos EUA também previu que o resultado das negociações comerciais seria conhecido em “três a quatro semanas”
PUBLICIDADE
O governo da China também se pronunciou nesta terça e disse que os dois lados continuam a negociar, estimulando as apostas de que a escalada nas tensões poderia ser interrompida.
O tom mais otimista pareceu ter reanimado os que acreditam em um acordo entre as duas maiores economias globais, apesar de Trump ter pedido para que os chineses reduzissem o tom e não retaliassem. “Pode haver alguma retaliação, mas não tem como ser substancial”, afirmou o presidente a repórteres na Casa Branca.
Pequim anunciou na segunda-feira que imporia tarifas de 20% a 25% sobre US$ 60 bilhões de produtos importados dos EUA, em uma retaliação sobre a elevação de taxas sobre suas venda.
PUBLICIDADE
Ontem, o governo dos EUA divulgou uma lista de cerca de US$ 300 bilhões de produtos importados da China que poderiam ter as tarifas elevadas para até 25%, incluindo smartphones e brinquedos.