A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Trump reúne líderes latino-americanos e firma acordo contra o crime organizado; Brasil fica fora

Cúpula “Escudo das Américas”, realizada na Flórida, debate crime organizado, migração ilegal e influência estrangeira no continente.

Por Arquipo Goes

07/03/2026 às 13:52 - Atualizado em 21/03/2026 às 09:01

Donald Trump com lideres da America Latina em cupula na Florida sobre seguranca e crime organizado

FOTO: Reprodução

Resumo:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reúne neste sábado (7) líderes da América Latina em um encontro na Flórida para discutir segurança, imigração e crime organizado. Brasil e México não participam da cúpula.

 

Notícias do Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu neste sábado (7) líderes da América Latina e do Caribe em um encontro voltado ao combate ao crime organizado e à imigração ilegal no continente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Durante a cúpula, chamada “Escudo das Américas”, os governantes presentes firmaram um acordo de cooperação regional para intensificar ações contra organizações criminosas e redes de tráfico internacional.

O evento ocorreu em um clube de golfe de Trump em Doral, na Flórida, reunindo chefes de Estado e representantes de vários países da região.

Leia também: Trump afirma que Cuba “vai cair muito em breve” e fala em acordo com os EUA

Líderes da região participaram do encontro

Entre os participantes estavam o presidente da Argentina, Javier Milei, o presidente do Equador, Daniel Noboa, e o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, que tem ganhado destaque internacional por sua política de combate às gangues.

Também participaram representantes de Bolívia, Costa Rica, República Dominicana, Honduras, Panamá, Paraguai, Guiana e Trinidad e Tobago, além do presidente eleito do Chile, José Antonio Kast.

O objetivo da iniciativa é ampliar o compartilhamento de informações e a cooperação entre os países para enfrentar o avanço do crime organizado na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil e México não participaram da cúpula

Apesar da proposta de articulação continental, Brasil e México não participaram da reunião.

Especialistas apontam que a ausência desses dois países pode reduzir o impacto do acordo, já que ambos desempenham papéis relevantes nas rotas internacionais do narcotráfico e nas estratégias de combate às organizações criminosas.

Os cartéis mexicanos, por exemplo, têm forte influência na cadeia global do tráfico de drogas, enquanto grupos criminosos brasileiros controlam rotas estratégicas e portos usados no envio de entorpecentes para a Europa.

Estratégia integra política regional dos EUA

A cúpula faz parte da estratégia geopolítica defendida por Trump para fortalecer a atuação dos Estados Unidos no hemisfério ocidental.

O presidente americano tem chamado essa iniciativa de “Doutrina Donroe”, uma adaptação da tradicional Doutrina Monroe, que historicamente orientou a política externa dos EUA para as Américas.

A proposta busca ampliar a cooperação em segurança regional e conter a influência de potências estrangeiras no continente.

Analistas veem desafios para a iniciativa

Especialistas em relações internacionais avaliam que o sucesso do acordo dependerá da continuidade da cooperação entre os governos envolvidos.

Também destacam que mudanças políticas na região podem alterar prioridades e comprometer a permanência de alianças baseadas em alinhamento ideológico.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Polícia Federal vistoria bancos em Parintins e reforça segurança para o Festival 2026

Fiscalização verificou sistemas de segurança das agências bancárias e não encontrou irregularidades durante a Operação Parintins 2026.

há 17 minutos

Amazonas

Na abertura do 59º Festival de Parintins, Roberto Cidade destaca investimentos que impulsionam economia, turismo e serviços públicos

Na abertura oficial do festival, governador Roberto Cidade destacou investimentos em cultura, turismo, saúde, segurança e infraestrutura.

há 8 horas

Amazonas

Valentina Cid ‘flutua’ na arena e leva torcida do Caprichoso ao delírio no Festival de Parintins

Representante do Item 7 protagonizou uma evolução marcada por efeitos cênicos e técnica, arrancando aplausos e emoção da torcida azul.

há 9 horas

Amazonas

Caprichoso abre Festival de Parintins com homenagem às origens da ilha e espetáculo de resistência

Primeiro ato do espetáculo “Brinquedo que canta o seu chão” reuniu música, alegorias, tradição e emoção para abrir a disputa.

há 10 horas