Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Último navio de resgate de refugiados no Mediterrâneo encerra operações e ONGs culpam países europeus

Navio humanitário socorreu cerca de 30 mil migrantes que tentavam atravessar o Mar Mediterrâneo diante da costa da Líbia desde 2016.

Por Hugo Guimarães

07/12/2018 às 09:52

O Aquarius, último navio de resgate de refugiados atuante no Mar Mediterrâneo, encerrou as operações, informou a organização não governamental francesa Médicos Sem Fronteiras (MSF) na noite de quinta-feira, atribuindo a decisão à pressão da Itália e de outros países.

PUBLICIDADE

“Esse é um dia lamentável”, disse Nelke Mander, diretora-geral do MSF, em um comunicado. “O fim de nossas operações a bordo do Aquarius significará mais mortes no mar, mortes que são evitáveis e sem testemunhas”.

A decisão de atracar o Aquarius é resultado de uma “campanha de difamação, calúnia e obstrução constante” do governo italiano contra o MSF e a SOS Mediterrâneo, e apoiada por outros países europeus, disse a ONG.

Recentemente o Aquarius foi acusado de traficar dejetos e de atividades criminosas — acusações que o MSF disse serem “ridículas”.

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, interditou os portos do país várias vezes ao Aquarius, obrigando-o a navegar durante dias com dezenas de refugiados resgatados para encontrar um porto em outros países.

Salvini se recusou a acolher mais imigrantes do Aquarius, exigindo que outras nações da União Europeia recebam uma parcela destes. Ele também disse que navios de resgate como o Aquarius incentivam pessoas a se lançarem ao mar para viajar rumo à Europa.

PUBLICIDADE

O continente testemunhou o maior influxo de pessoas em décadas nos últimos três anos, muitas fugindo de conflitos e da pobreza no Oriente Médio e na África. As chegadas pelo mar diminuíram drasticamente, mas as ondas de choque políticas ainda reverberam.

O navio foi licenciado em fevereiro de 2016 e resgatou quase 30 mil pessoas em águas internacionais no litoral da Líbia, Malta e Itália. A embarcação está ancorada em Marselha desde 4 de outubro, e transferiu 58 imigrantes para Malta durante sua última missão.

A MSF estima que 2.133 pessoas morreram tentando atravessar o Mediterrâneo em 2018, a maioria embarcando da Líbia.

Fonte: Reuters

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Corrida pelo Governo

Cabo Daciolo entra na disputa e amplia corrida pelo Governo do Amazonas

Mobiliza oficializa candidatura do ex-deputado ao Governo do Estado; chapa terá Igor Bezerra como vice e Xuxa do Amazonas na disputa pelo Senado.

há 12 segundos

Brasil

Facção pede para homem mandar beijo antes de ser metralhado no meio de matagal; veja vídeo

Polícia ainda não confirmou identidade do jovem nem o local exato do crime.

há 39 minutos

Racha no PL-AM

Racha no PL-AM: Maria do Carmo despreza apoio de Cabo Maciel, Delegado Péricles e Débora Menezes: “São minoria”

Pré-candidata ao Governo afirmou que os três deputados representam “minoria” no partido.

há 44 minutos

Fatalidade

Raio mata jogador e deixa mais de 10 feridos durante partida de futebol; veja vídeo

Descarga elétrica atingiu o gramado durante uma partida disputada sob forte chuva; atleta de 24 anos morreu no hospital.

há 1 hora

Polícia

Advogado é preso por liderar esquema milionário de falsos consórcios em Manaus

Polícia cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra grupo suspeito de aplicar golpes na venda de consórcios de imóveis e veículos. Manuais ensinando como enganar vítimas foram apreendidos.

há 1 hora