Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

União Europeia divulga carta a Musk em que pressiona X a cumprir regras em entrevista com Trump

O X, que Musk adquiriu no final de 2022, já entrou na mira da Comissão Europeia.

12/08/2024 às 18:34

O comissário da União Europeia para o mercado interno, Thierry Breton, emitiu um aviso sem precedentes a Elon Musk de que a entrevista marcada para esta segunda, 12, do ex-presidente dos EUA Donald Trump na plataforma de mídia social X poderia violar as novas e abrangentes leis online da UE destinadas a limitar conteúdos prejudiciais.

PUBLICIDADE

O X, que Musk adquiriu no final de 2022, já entrou na mira da Comissão Europeia, que disse no mês passado que a plataforma havia violado o Ato de Serviços Digitais em relação a como oferecia verificação, cumpria com as regras de transparência sobre publicidade e fornecia a pesquisadores públicos acesso a dados.

A carta de Breton para Musk, postada no X, coloca o burocrata francês no coração da campanha presidencial dos EUA a menos de 100 dias da eleição. Isso também dá nova munição aos players tecnológicos dos EUA que reclamaram de exageros por parte dos europeus preocupados com maus atores tentando influenciar eleições e outros males sociais.

Na carta de segunda-feira, Breton escreveu sobre o evento ao vivo planejado para acontecer no X entre Musk e Trump. Ele destacou o dever de Musk para com a lei do bloco como uma grande plataforma online para equilibrar a “liberdade de expressão” com a “amplificação de conteúdo prejudicial” que poderia “gerar efeitos prejudiciais no discurso cívico e na segurança pública”.

“Isto é importante no contexto de exemplos recentes de agitação pública provocada pela amplificação de conteúdos que promovem o ódio, a desordem, o incitamento à violência ou certos casos de desinformação”, escreveu Breton.

PUBLICIDADE

Uma vez que X está disponível na União Europeia, Breton disse que estaria “extremamente vigilante a qualquer evidência que aponte para violações da DSA e não hesitará em fazer pleno uso da nossa caixa de ferramentas, inclusive através da adoção de medidas provisórias, caso seja justificado para proteger os cidadãos da UE de danos graves.”

Ao que Musk respondeu: “Bonjour!”.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Mundo

Milei é denunciado na Argentina por suposto uso de dinheiro público em viagem ao Brasil

Advogados acusam o presidente argentino de utilizar recursos do Estado para participar de evento partidário em São Paulo.

há 8 minutos

Mundo

Nicarágua adia reforma para barrar oposição nas eleições após pressão internacional

Governo de Daniel Ortega estende para setembro a votação de proposta que pode impedir a participação da oposição nas eleições.

há 13 minutos

Brasil

FGTS distribui R$ 13 bilhões em lucros; veja quem recebe e como calcular o valor

Trabalhadores com saldo nas contas do FGTS até 31 de dezembro de 2025 terão crédito automático proporcional ao valor disponível no fundo.

há 25 minutos

Amazonas

Receita Federal volta atrás e preserva benefício da Zona Franca de Manaus

Mudança de entendimento garante que a alíquota zero de PIS/Cofins da Zona Franca de Manaus não será reduzida pela Lei Complementar nº 224/2025, reforçando a segurança jurídica do modelo.

há 25 minutos

Escândalo no Amazonas

Escândalo no Amazonas: Plínio Valério define como suplente esposa de prefeito beneficiado com emendas e condenado por nepotismo

A definição ocorreu durante a convenção da federação PSDB/Cidadania, realizada em Manaus.

há 34 minutos