A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Uruguai tem greve geral em apoio aos trabalhadores do setor de gás e contra a Petrobrás e OIT

De acordo com a Central Sindical Única do Uruguai, a estimativa é que mais de 700 mil trabalhadores parem hoje.

Por Hugo Guimarães

25/06/2019 às 14:01 - Atualizado em 25/06/2019 às 14:03

O Uruguai vive hoje (25) uma paralisação geral de trabalhadores. Durante 24 horas, funcionários do setor público e privado param suas atividades em apoio aos empregados da empresa MontevideoGas, subsidiária da Petrobras no país, em conflito há meses.

PUBLICIDADE

Diversos serviços foram afetados pela paralisação. A União Nacional de Trabalhadores do Transporte (Unott) decidiu parar, afetando linhas de ônibus urbanos e interestaduais. A paralisação começou no fim da tarde de ontem (24).

Poucos ônibus são vistos circulando pela capital, Montevidéu. De acordo com as empresas, alguns trabalhadores não sindicalizados fazem o chamado “serviço de emergência”. Os táxis pararam à meia-noite, mas também há “serviço de emergência”.

Outra área afetada foi o ensino. Os professores das escolas públicas aderiram à paralisação e não há aulas no ensino fundamental e médio. O Sindicato de Trabalhadores do Ensino Privado (Sintep) aderiu ao movimento, mas depende de cada instituição a decisão de parar ou manter as aulas no dia de hoje.

Sindicatos de trabalhadores da saúde também paralisaram as atividades, mantendo apenas regimes de plantão, emergências, urgências e serviços oncológicos.

As atividades bancárias foram afetadas, assim como os serviços públicos de modo geral. É a quinta paralisação geral desde que o presidente Tabaré Vázquez assumiu em 2015.

PUBLICIDADE

De acordo com a Central Sindical Única do Uruguai (Pit-Cnt), a estimativa é que mais de 700 mil trabalhadores parem hoje. O número é quase o dobro dos sindicalizados, que somam 400 mil.

A decisão pela paralisação foi tomada em apoio aos trabalhadores da MontevideoGas, mas as reivindicações vão além. Os trabalhadores lutam contra as terceirizações, em defesa da negociação coletiva e contra a inserção do país na “lista curta” da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fonte: Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Após elogiar programa do governo Lula, Michelle Bolsonaro diz que pauta da comunidade surda está acima de ideologias

Ex-primeira-dama voltou a falar sobre educação bilíngue para surdos e afirmou que políticas para pessoas com deficiência devem superar disputas partidárias.

há 22 minutos

Mundo

ONU eleva alerta para super El Niño e prevê aumento das temperaturas globais até 2027

Organização Meteorológica Mundial afirma que fenômeno está se fortalecendo no Oceano Pacífico e deve provocar calor recorde e eventos climáticos extremos em diversas regiões do planeta.

há 1 hora

Amazonas

Sargento da PM é preso suspeito de escoltar mais de 600 kg de drogas no interior do Amazonas

Policial militar foi detido durante operação em Coari. Ao todo, 603 quilos de skunk, armas e munições foram apreendidos; outras seis pessoas também foram presas.

há 2 horas

Esporte

Copa do Mundo 2026: Oitavas de final começam neste sábado; confira os confrontos

Fase eliminatória tem início com dois jogos neste sábado. Brasil entra em campo no domingo contra a Noruega em busca de vaga nas quartas de final.

há 3 horas