Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Verme vivo de 8 cm comum em cobras é achado no cérebro humano pela 1ª vez

Os cientistas levantam a hipótese de que a paciente tenha consumido os ovos da vegetação ou pelas mãos contaminadas.

Por Hugo Guimarães

29/08/2023 às 21:51 - Atualizado em 30/08/2023 às 09:38

Verme de 8 cm é encontrado no cérebro humano Foto: Reprodução/Emerging Infectious Disease

Uma neurocirurgiã que investigava os sintomas misteriosos de uma mulher num hospital da Austrália diz que retirou um verme vivo do cérebro da paciente.

A cirurgiã Hari Priya Bandi relizava uma biópsia através de um buraco no crânio de uma paciente de 64 anos no Hospital de Camberra, quando usou uma pinça para retirar o parasita, que media 8 centímetros.

“Eu apenas pensei: ‘O que é isso? Não faz sentido. Mas está vivo e se mexendo”, disse Bandi à agência Associated Press. “Ele continuou a se mover com vigor. Todos nos sentimos muito enjoados”, acrescentou.

PUBLICIDADE

A criatura era a larva de uma lombriga nativa australiana que nunca foi conhecida como parasita humano, chamada Ophidascaris Robertsi. Os vermes são comumente encontrados em cobras píton.

Bandi e o especialista em doenças infecciosas de Camberra, Sanjaya Senanayake, são autores de um artigo sobre o extraordinário caso. O artigo foi publicado na última edição da revista Emerging Infectious Diseases.

Senanayake disse que estava de plantão no hospital em junho do ano passado quando o verme foi encontrado. “Recebi uma ligação dizendo: ‘Temos um paciente com problema de infecção. Acabamos de remover um verme vivo do cérebro deste paciente’”, disse.

A mulher havia sido internada no hospital após apresentar esquecimento severo e agravamento da depressão ao longo de três meses. As varreduras mostraram mudanças em seu cérebro.

Um ano antes, ela havia sido internada no hospital local no sudeste do Estado de Nova Gales do Sul com sintomas que incluíam dor abdominal, diarreia, tosse seca e suores noturnos.

Senanayake disse que se esperava que a biópsia cerebral revelasse um câncer ou um abscesso. “Esta paciente foi tratada para uma doença misteriosa que pensávamos ser uma condição imunológica, porque não tínhamos conseguido encontrar um parasita antes”, disse Senanayake. “Então, do nada, um grande caroço apareceu na parte frontal do seu cérebro.”

PUBLICIDADE

“De repente, com a pinça (de Bandi), ela estava retirando uma coisa que se contorcia. Ela e todos na sala de operações ficaram absolutamente atordoados”, acrescentou Senanayake.

Bandi disse que sua paciente recuperou a consciência depois que o verme foi extraído, sem quaisquer consequências negativas. “Ela estava muito grata por ter uma resposta para o que vinha causando seus problemas há tanto tempo”, disse Bandi.

Seis meses após a remoção do verme, os sintomas neuropsiquiátricos da paciente melhoraram, mas persistiram, disse o artigo do jornal.

A paciente foi mandada para casa logo após a cirurgia com medicamentos antiparasitários e não voltou ao hospital desde então, disse Senanayake. “Ela está bem, mas por se tratar de uma nova infecção, estamos de olho nela”, disse Senanayake à televisão Ten Network.

Os ovos dos vermes são comumente eliminados em excrementos de cobras que contaminam a grama consumida por pequenos mamíferos. O ciclo de vida continua enquanto outras cobras comem os mamíferos.

A mulher mora perto de um habitat de cobras píton, e usava vegetação nativa para cozinhar. Embora ela não tenha tido contato direto com as cobras, os cientistas levantam a hipótese de que ela consumiu os ovos da vegetação ou pelas mãos contaminadas.

Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV. Clique aqui.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Polícia apreende embarcações usadas por piratas após ataque a pescadores no Rio Solimões

Criminosos agrediram tripulantes, roubaram um barco pesqueiro e trocaram tiros com policiais durante perseguição no interior do Amazonas.

há 7 minutos

Colunas

Renan 10%… O Eclipse da Direita Populista e o Fator Coringa

Como Renan Santos começa a ocupar o vazio produzido pela crise do bolsonarismo e arrogância da esquerda anti-comuniação digital.

há 23 minutos

Brasil

Tereza Cristina aceita ser vice de Flávio Bolsonaro, mas PP barra aliança com desculpa de neutralidade

Candidato do PL afirma que senadora aceitou o convite para compor a chapa presidencial, porém o PP informou que permanecerá neutro no pleito.

há 35 minutos

Manaus

Incêndio provoca intensa fumaça preta e assusta moradores do bairro Nova Cidade em Manaus

Chamas atingiram uma área de mata na Avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, e provocaram uma intensa fumaça visível de diferentes pontos da região.

há 1 hora

Brasil

Flávio Bolsonaro cobra PF a dar prioridade em investigação sobre Lulinha

Senador afirma que Polícia Federal dedica mais esforços para investigar adversários do que apurar suspeitas envolvendo o filho do presidente.

há 1 hora